Infraestrutura |

Em Paulista, gestão municipal vai construir o Centro da Mulher Empreendedora e o Centro da Resistência

Estrutura vai funcionar na área central do município

O prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, assinou, nesta terça-feira (18.10), a Ordem de Serviço para edificação do Centro da Mulher Empreendedora e o Centro da Resistência em uma área de 945 metros quadrados. A estrutura será edificada, na Praça João Pessoa, no Centro, em frente ao Jardim do Coronel da Família Lundgren.

O centro contará com um espaço para atividades educacionais e sociais na capacitação das mulheres, ampliando o mercado de trabalho feminino. “Os nossos direitos devem caminhar juntos, mulheres e homens, buscando sempre a igualdade de gênero, princípios básicos de um país mais humano. A construção do Centro da Mulher Empreendedora será mais um incremento para a valorização do público feminino, além de valorizarmos e trazermos os comerciantes da Praça Agamenon Magalhães para esse projeto”, reforçou o prefeito Yves Ribeiro.

O Centro da Mulher Empreendedora vai apoiar o fortalecimento e empoderamento feminino no mercado de trabalho e exercício empresarial, administrado pela Secretaria Executiva da Mulher. “O espaço é mais um incremento do município para dar voz às mulheres empreendedoras e resilientes. Esse sonho que agora vira realidade é de cada mulher desse município”, disse a secretária da pasta, Bianca Pinho Alves.

A artesã Antônia Ivanilda, integrante da loja Fêmea, administrada pela Secretaria da Mulher, no Shopping North Way, será uma das contempladas. “Fico muito feliz por mais uma conquista para as mulheres, graças a uma gestão séria e dedicada às pessoas. Aqui vou ter a oportunidade de mostrar o meu potencial, além de fortalecer a economia criativa”, disse.

Já o Centro da Resistência irá acomodar os comerciantes que atuam, atualmente, na Praça Agamenon Magalhães, em frente ao prédio sede da Prefeitura.

A Secretaria de Infraestrutura realizou o planejamento, projeto e ficará à frente da execução da obra. O Gabinete do Prefeito também foi fundamental na articulação política e econômica.

O secretário de Infraestrutura, Lídio Valença, reforçou a acessibilidade apresentada no projeto. “O projeto do prédio destaca elementos inspirados no Casarão da Família, trazendo itens de uma estrutura moderna com acessibilidade, questão muito relevante na sociedade, pensando em atender os usuários com dificuldade de locomoção entre outras necessidades especiais, incluindo os banheiros e entrada dos boxes”, enfatizou.

A deputada estadual Gleide Ângelo destacou a importância da estrutura para a independência financeira das mulheres. “Não existe o fim da violência contra a mulher sem a independência financeira, até para a família é melhor, traz qualidade de vida. E, se a mulher estiver numa relação abusiva, é mais fácil sair e partir com os filhos. Vejo que este equipamento significa que a gestão se preocupa com as mulheres. Nós somos importantes e precisamos sim trabalhar umas com as outras”, disse.

O ex-secretário de Infraestrutura, Jorge Carreiro, que deu início aos trabalhos da pasta para a transformação na Praça João Pessoa, também esteve presente.

Os secretários Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pesca, Raimundo Lopes, e de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Kelly Tavares, expressaram suas palavras e parabenizaram a iniciativa da gestão.