Educação |

Educação do Paulista qualifica professores da Rede Municipal sobre a Agenda 2030

Oficina foi ministrada no aterro controlado da Mirueira

Professores de 11 unidades de ensino da Rede Municipal do Paulista participaram nesta terça-feira (27.09) de uma capacitação acerca dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, da Agenda 2030. A atividade foi ministrada para o corpo docente que ministra a disciplina de Ciências Naturais nas turmas do 6.º ao 9.º ano. O treinamento foi realizado no aterro controlado da empresa I9, na Mirueira. Estudantes do 3.º período do curso de Gestão Ambiental do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Recife, também acompanharam a qualificação.

De acordo com a Gestora Ambiental, Mônica Valéria, a Agenda 2030 vem com a proposta de sugerir ideias e propostas cidadãs voltadas aos 17 objetivos da ONU, que buscam promover a sustentabilidade. “A oficina além de ser de baixo custo, é aplicada a diversos públicos e foi premiada no Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental do Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais e de Saneamento (IBEAS)”, destacou.

Professora do curso de Gestão Ambiental do IFPE, Marília Lira, comentou que a oficina objetiva divulgar uma metodologia que promova o envolvimento das pessoas com essa agenda e com esse pacto global que foi firmado. “A sociedade precisa vencer os grandes desafios que a humanidade tem para enfrentar, relacionados a direitos humanos, o acesso a água, o saneamento básico, a construção de cidades sustentáveis, o combate a pobreza. Esses são alguns dos temas da agenda 2030”, afirmou.

A capacitação contou com professores das escolas Gelda Amorim, Terezinha Camarotti, Heinz Hering, Mumbeca 1, Manoel Gonçalves, Jaime Bold, Cônego Costa Carvalho, Aldo pinho Alves, Susie Régis, João Fonseca e Rosa Amélia. O trabalho não aterro controlado da Mirueira conta com o engajamento das secretarias de Educação e de Obras e Serviços Públicos da cidade.

Quais são os ODS?

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável abarcam diferentes temas, sejam de aspectos ambientais ou sociais. Assim como as metas de cada ODS, eles foram construídos de maneira que fossem interdependentes. Ou seja, quando um País conseguir atingir um deles, muito provavelmente, terá conseguido avançar em outros. Bater todas as metas do ODS 11, por exemplo, e chegar a uma cidade sustentável, significa que o município também atingiu o ODS 6 (água limpa e saneamento), o ODS 8 (crescimento econômico) e o ODS 15 (proteção da vida na terra). Conheça a seguir cada um deles:

ODS 1 – Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

ODS 3 – Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

ODS 4 – Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

ODS 5 – Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

ODS 6 – Água potável e saneamento: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.

ODS 7 – Energia limpa e acessível: garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.

ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.

ODS 10 – Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.

ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

ODS 12 – Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

ODS 14 – Vida na água: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

ODS 15 – Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.

ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

ODS 17 – Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.