Cultura |

Católicos do Paulista homenageiam Santa Terezinha do Menino Jesus, padroeira de Jardim Maranguape

A festa é organizada pela Paróquia de Santa Isabel Rainha de Portugal, em Paulista, há 23 anos, começa nesta terça-feira e segue até sábado (1.°/10)

Começa nesta terça-feira (27), na Capela de Santa Terezinha do Menino Jesus, a programação da 23ª edição da festa em honra a Santa considerada a Patrona das Missões. Neste ano, a festividade tem como tema “Vem morar em meu coração minha branca hóstia”. Santa Terezinha é a padroeira do bairro de Jardim Maranguape. A capela dedicada à Santa fica localizada na Avenida Asa Branca, s/n, e serve de referência no acolhimento e na ajuda para as famílias de baixa renda do bairro.

As atividades em memória da Santa das Rosas e da Sagrada Face seguem até o sábado 1.° de outubro. Os fiéis são convidados a participar de cinco dias de festa, havendo hasteamento de bandeira, quermesse e missas, louvor e procissão pelas ruas da cidade.

Para o pároco da Paróquia de Santa Isabel Rainha de Portugal, padre Adriano Chagas, a festividade marcará momentos de muita riqueza espiritual e confraternização. "Depois de meses preparando com muito carinho, amor e oração, chegou a festa de Santa Terezinha do Menino Jesus, e para celebrar contamos com a participação de todos”, ressaltou.

“Padres de outras paróquias da Arquidiocese virão celebrar aqui conosco, promovendo em suas homilias um grande retiro espiritual para enriquecimento do povo de Deus”, completou o pároco.

História

No dia 1º de outubro a Igreja Católica celebra Santa Teresinha do Menino Jesus, considerada a patrona das missões. Ela iniciou ainda muito jovem a sua trajetória religiosa, aos 15 anos, e pautou sua vida na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.

Sua beatificação ocorreu em 1923, a canonização em 1925 e foi declarada patrona universal das missões católicas em 1927, atos do Papa Pio XI. Em 19 de outubro de 1997, o Papa João Paulo II proclamou Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face doutora da Igreja, a terceira mulher a receber essa homenagem.

Morreu de tuberculose, em 30 de setembro de 1897, com apenas 24 anos, depois de prometer uma chuva de rosas: “Uma chuva de rosas mandarei sobre a terra, graças de amor ao meu Senhor, flores do Coração”. É por este motivo que em sua imagem, Santa Teresinha traz junto com a cruz, várias rosas.

27/09/2022 – Terça-feira

18h30: Procissão da Bandeira Pelas Ruas do Bairro

19h30: Santa Missa presidida pelo Pe. Gustavo Nascimento, pároco da Paróquia Divino Espírito Santo ,  Olinda-PE.

Convidados: Todas as Comunidades da Paróquia de Santa Isabel

28 /09/2022 – Quarta-feira

18h30: Novena das Rosas “Doce beijo de Jesus, à minha alma”

19h30: Santa Missa presidida pelo Pe. Fábio Paz, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus , Recife-PE.

Convidados: Capela Cristo Missionário, Capela N.sra das Graças e São Francisco (Rio Doce)

29/09/2022 - Quinta-Feira

18h30: Novena das Rosas “Sinto que quando sou caridosa é só Jesus que age em mim”

19h30: Santa Missa presidida pelo Pe. Dalmon Luiz, Vigário Paroquial da Paróquia N. Sra de Fátima , Paulista-PE.

Convidados: Capela Divina Misericórdia, Capela Sagrado Coração de Jesus e Assunção de Maria (Rio Doce)

30/09/2022 - Sexta-feira

18h30: Novena das Rosas “Guardar a palavra de Jesus, eis a única condição de nossa felicidade”

19h30: Santa Missa presidida pelo Pe. Josias, pároco da Paróquia N. Sra. da Ajuda, Olinda-PE.

Convidados: Matriz de Santa Isabel e Capela Mãe Rainha

01/10/2022 - Sábado Solenidade de Santa Terezinha do Menino Jesus

18h30: Procissão com Andor da Santa Pelas Ruas do Bairro

19h30: Santa Missa presidida pelo Frei. Luiz Nunes, pároco da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus , Recife-PE.

Convidados: Toda Paróquia de Santa Isabel Rainha de Portugal.