Saúde |

Paulista promove treinamento sobre a notificação de casos de violência interpessoal e autoprovocada

Qualificação vai ser coordenada pela Vigilância Epidemiológica do município, em parceria com a Gerência Regional de Saúde do Estado

Considerando a necessidade de melhoria na qualidade da informação do Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN), a Prefeitura do Paulista vai realizar, na próxima sexta-feira (30), das 8h30 às 12h, uma capacitação sobre os agravos de violência interpessoal e autoprovocada. A capacitação ocorrerá no Auditório do Bloco C da Uninassau, localizada na Avenida Senador Salgado Filho, s/n, no Centro.

O treinamento será ministrado pela área técnica da Vigilância Epidemiológica do município, em parceria com a Gerência Regional de Saúde do Estado - I GERES -, sendo destinada aos profissionais da Atenção Básica, da Rede da Atenção Psicossocial, dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e do Conselho Tutelar do Paulista. Para participar, as inscrições podem ser realizadas até esta quinta-feira (28/09), por meio do link: https://forms.gle/LE4FX1BEN5N6XckDA.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece uma tipologia de três grandes grupos, dividindo-os de acordo com quem comete o ato violento: violência contra si mesmo (autoprovocada ou auto infligida); violência interpessoal (doméstica e comunitária), e violência coletiva (grupos políticos, organizações terroristas, milícias).

A violência autoprovocada/auto infligida compreende ideação suicida, autoagressões, tentativas de suicídio e suicídios. Já a violência interpessoal pode ser doméstica/intrafamiliar, quando ocorre entre os parceiros íntimos e entre os membros da família, principalmente no ambiente da casa - mas não unicamente -, ou extrafamiliar/comunitária. Essa última é definida como aquela que ocorre no ambiente social em geral, entre conhecidos ou desconhecidos.