IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Saúde |

Secretaria de Saúde do Paulista e NHR Brasil desenvolvem parceria contra a hanseníase

Entre outras ações, projeto combate o estigma da doença


Com o intuito de proporcionar melhorias no diagnóstico e tratamento da hanseníase, a Secretaria de Saúde de Paulista vem mantendo o diálogo e a parceria com a Organização Não Governamental NHR Brasil, uma ONG holandesa com sede na cidade de Fortaleza (CE), que luta por um mundo livre da hanseníase. Representantes da NHR Brasil foram recebidos pela Superintendência de Vigilância em Saúde, no Centro Administrativo da Prefeitura do Paulista, em Maranguape I. 


Segundo a ONG, três programas sustentam as ações voltadas para a hanseníase, seja nas questões de diagnóstico, tratamento, assim como no auto cuidado, são eles: Zero transmissão (Prevenção e Interrupção da Hanseníase e seu Estigma), Zero Incapacidade (Bem-Estar, Reabilitação e Cidadania), e Zero Exclusão (Zero Estigma e Discriminação). 


Em Paulista, o objetivo é trazer este último para a parceria. No entanto, a cidade de Paulista já é a pioneira no Nordeste na parceria com a ONG NHR Brasil, Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), para um projeto piloto que também é realizado na cidade de Porto Velho, em Rondônia. 


“Aqui em Paulista, a gente atua em um projeto com o financiamento da OPAS e Ministério da Saúde, na perspectiva de inclusão Social e combate ao estigma às pessoas afetadas pela hanseníase, e também temos grupos de autocuidados em Paulista, implantados em parceria pela NHR Brasil, Universidade de Pernambuco, e a Secretaria de Municipal de Saúde de Paulista”, declarou a gestora de projetos da NHR Brasil, Marize Ventin. 


O intuito é desenvolver uma estratégia onde o Sistema Único de Saúde e o Sistema de Assistência Social sejam integrados, no sentido de atender pessoas que são afetadas pela doença e que precisam dos benefícios sociais. Além disso, a ideia é fortalecer a temática da hanseníase e orientar as pessoas acometidas pela doença no município do Paulista. 


De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde do Paulista, Manuella Falcão, a hanseníase é uma doença bastante endêmica. “Muitas pessoas não acreditam que existe a doença, e aparecem com manchas na pele, com dores nas articulações, falta de sensibilidade, com falta de força, e não pensam na hanseníase, pensam em outras doenças. Então, é muito importante que ao aparecer qualquer um desses sinais, manchas, formigamentos, enfraquecimento muscular, que procurem uma unidade de saúde, e já chamem a atenção do médico se não é essa doença, pois ela acomete muitas pessoas no Brasil”, orientou Manuella Falcão. 


Ainda segundo a superintendente, esse apoio por parte NHR Brasil é de extrema importância, porque está trazendo para Paulista, expertise que o município não possui ainda, como capacitações, atualizações, treinamento, além de formação de grupos de autocuidados, atualizações e capacitações dos profissionais de saúde da cidade, fortalecendo a rede municipal de Saúde do Paulista. 


REDES SOCIAIS


Para acompanhar o andamento das atividades voltadas para a questão da hanseníase em Paulista, é necessário ficar atento às redes sociais, tanto da Prefeitura do Paulista, pelo perfil no instagram @prefeiturapaulistape, quanto da NHR Brasil, através do perfil no instagram @nhrbrasil.


Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441