Direitos Humanos/Cidadania |

Em Paulista, Maranguape I recebe Ação de Cidadania e Saúde nos Terreiros

A iniciativa é fruto de um trabalho integrado da gestão municipal, facilitando o acesso do público de matriz africana a uma série de serviços

O bairro de Maranguape I, na cidade do Paulista, receberá nesta sexta-feira (23.09), das 9h às 12h, o programa Ação de Cidadania e Saúde nos Terreiros. A atividade será realizada no Centro Espírita Caboclo Manoel da Luz, localizado na Rua 21, n°45B. O templo religioso é coordenado pelo Babalorixá Plínio.

A população será atendida com diversos serviços de saúde: aferição de pressão e glicose; emissão do cartão SUS; cotas oftalmológicas; testagem e orientações sobre IST/AIDS e distribuição de preservativos; consulta médica; orientações sobre saúde bucal; dicas acerca da saúde do idoso; informações nutricionais e de vigilância em saúde. Para ser contemplado, é necessário apresentar Cartão SUS, documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência atualizado.

Também serão oferecidos os seguintes serviços de políticas sociais e direitos humanos: cadastro de crianças com autismo; inclusão e atualização do Cadastro Único; orientação sobre o Programa Auxílio Brasil; expedição de carteira de livre acesso para idosos e deficientes; encaminhamento para solicitação de segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito; cadastramento das Comunidades Tradicionais de Matrizes Africanas e Afro-indígenas; orientação sobre o enfrentamento ao racismo; orientação jurídica sobre direitos humanos.

Para ser atendido com os serviços de políticas sociais e direitos humanos, é preciso apresentar documento de identificação com foto, CPF, carteira de trabalho, certidão de nascimento, título de eleitor, comprovante de residência atualizado e comprovante de escolaridade (de 6 a 17 anos). Para o cadastro de crianças com autismo, além dos documentos solicitados anteriormente, é necessário apresentar laudo e foto ¾ da criança.

A iniciativa tem levado ações de cidadania a várias comunidades de Paulista, sendo fruto de uma parceria entre as Secretarias de Políticas Sociais e Direitos Humanos e de Saúde do município.

Terreiro

A comunidade contemplada é de ancestralidade Nagô, tendo uma tradição de 40 anos da Festividade de Cosme e Damião, que no Candomblé consiste na Festa de Ibeji, comemorada em 27 de setembro. Na tradição religiosa, Ibejis são os orixás gêmeos do Candomblé, cujo ritual está ligado, principalmente, à proteção das crianças. Em Paulista, a celebração acontece há 24 anos, no bairro de Maranguape I.