Meio Ambiente |

Paulista convida população a participar de Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico

Os cidadãos podem descartar equipamentos quebrados ou sem uso, contribuindo para a proteção do meio ambiente

A Prefeitura do Paulista realiza, até este sábado (17), uma Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico. A ação acontece das 8h às 17h, na Avenida Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 2071, em frente ao Armazém Coral do Janga, e no Centro Administrativo, em Maranguape I, dentro da programação alusiva ao Dia Mundial da Limpeza, celebrado no dia 17 de setembro.

É uma oportunidade para as pessoas que possuem equipamentos eletrônicos quebrados ou sem uso levarem esses objetos e darem a eles destinação correta, possibilitando a reciclagem e a reutilização. Nos dois locais, técnicos e analistas ambientais da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA) orientam o público sobre a importância do descarte adequado desses materiais, além de receberem os itens.

Podem ser entregues pilhas, baterias, cabos, carregadores, fios, pen drives, CDs, DVDs, fitas de VHS e K7, cartões de memória, cartuchos de tintas e tonners, disquetes, assim como geladeiras, fogões e máquinas de lavar.

A campanha está sendo promovida em parceria com a empresa REEECicle, que disponibiliza um serviço de coleta domiciliar para quem não puder descartar pessoalmente os materiais. A solicitação pode ser feita pelo telefone/WhatsApp (81) 99833-8771. A coordenação é da Secretaria Executiva de Meio Ambiente e do Núcleo de Sustentabilidade Urbana da Prefeitura do Paulista.

Importância da iniciativa

Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) ou Resíduos Eletrônicos, também chamados de e-lixo ou Lixo Eletrônico, são considerados, pela Universidade das Nações Unidas, como o tipo de lixo que mais cresce no mundo. Nos últimos cinco anos, o descarte desse tipo de material cresceu 21%, de acordo com o E-Wast Monitor 2020, estudo da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em 2019, só o Brasil descartou mais de dois milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, sendo que menos de 3% desse total foi reciclado. Os dados mostram a necessidade de ações educativas que alertem a sociedade sobre como o descarte correto desses itens pode contribuir para a proteção do meio ambiente.