Cultura |

Vamos Paulistar 2022 tem encerramento e já deixa saudades

Atrações como Fulô de Mandacaru e Ed Carlos, Zeca do Rolete e Lili Trindade e Forró Chicote embalaram o último dia de shows

No último dia de programação, neste domingo (11), com grandes performances na Praça João Pessoa, no Polo Centro, e na orla do Janga, no Polo Quatro Torres, o Vamos Paulistar reuniu milhares de pessoas. Em celebração aos 87 anos de emancipação política da cidade, a programação trouxe grandes nomes da música local, regional e até mesmo nacional.

O Polo Centro contou com apresentações de Zeca do Rolete, Pau e Corda, Léo Junior & Banda Morena, Luizinho da Serra, Lilli Trindade e Forró Chicote, e Fulô de Mandacaru e Ed Carlos. A programação aconteceu das 18h às 2h. Já no Polo Quatro Torres, no Janga, os shows aconteceram a partir das 14h, com o Grupo TS, Junior Java, Duda Belo, Davi Forró, Resistência Negra, Karla Karolla e Belo Xis.

O cantor Zeca do Rolete, um dos maiores nomes do coco de roda, falou da satisfação em participar do Vamos Paulistar e representar a cultura popular nordestina. “É muito importante esse tipo de evento. Paulista está valorizando a cultura popular. Precisamos disso. Fico muito feliz por participar e trazer o coco de roda. A cultura popular não pode morrer. Parabéns a todos pela festa”, disse.

“Quero agradecer à Prefeitura de Paulista e parabenizar pelos 87 anos de emancipação política. O Vamos Paulistar já é referência na cultura popular e a Fulô de Mandacaru fica honrada pela oportunidade de participar desse evento, que teve uma programação linda. A gente sai daqui com o coração muito feliz”, destacou Armandinho do Acordeon, um dos integrantes da banda Fulô de Mandacaru.

Durante o festival, também passaram pelos palcos nomes como Priscila Senna, Raphaela Santos, Geraldinho Lins, Calcinha Preta, Márcia Felipe, Brisa Star, Almir Rouche, Magníficos, Lia de Itamaracá e Sheldon.

Impacto econômico dos shows

Após dois anos de intervalo no Vamos Paulistar, em razão da pandemia de Covid-19, a volta dos festejos promoveu grande incremento na economia do município, com 500 novos empregos temporários.

Os comerciantes locais, após dois anos de dificuldades diante da ausência de eventos na cidade, tiveram uma oportunidade para faturar, em menos de 15 dias, valores que muitas vezes demorariam meses para serem arrecadados.

A comerciante Eriam José falou sobre a importância dos shows para a renda de sua família. “Eu vendo bebidas. Queria agradecer pela oportunidade de ter feito uma renda extra. Na pandemia, ficamos parados por muito tempo, sem eventos. Acho muito importante que a Prefeitura ofereça essa oportunidade para que a gente possa comercializar e faturar mais”, disse a vendedora.

Além de incrementar a renda de várias famílias, o festival movimentou a economia da cidade ao promover a circulação de milhares de pessoas, entre turistas, visitantes e trabalhadores. Com a festa, a cidade costuma receber pessoas de outros municípios e até mesmo dos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte.