Meio Ambiente |

Dia Mundial da Limpeza 2022 em Paulista

A ação permite a integração e protagonismo dos cidadãos para proteção do meio ambiente

no descarte correto do lixo eletrônico

Este ano, para comemorar o Dia Mundial da Limpeza, a Prefeitura de Paulista através da  Secretaria Executiva de Meio Ambiente - SEMA e o Núcleo de Sustentabilidade Urbana - NAU realizará a Campanha de Coleta e Descarte Correto de Equipamentos EletroEletrônicos em Parceria com a Empresa REEECICLE. A Campanha, que terá como título “Descarte Correto Seu Equipamento Eletrônico quebrado e sem uso”, acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de setembro, das 8h às 18h, na Avenida Dr. Cláudio Gueiros Leite, em frente ao Armazém Coral do Janga Paulista.

Todos os tipos e tamanhos de equipamentos eletroeletrônicos, seus componentes e acessórios, poderão ser descartados, incluindo pilhas, baterias, cabos, carregadores, fios, pen drives, CDs, DVDs, Fitas de VHS e K7, cartões de memória, cartuchos de tintas e tonner, disquetes. Como também, geladeiras, fogões, máquinas de lavar, e outros. Para quem não puder descartar pessoalmente seus equipamentos, um serviço de coleta domiciliar poderá ser agendado diretamente com a REEECICLE, pelo telefone/whatsapp: (81) 99833-8771 que providenciará a coleta na residência da pessoa.

Sobre o Dia Mundial da Limpeza e a Campanha:

World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza que, no Brasil, é organizado pelo Instituto Limpa Brasil e Teoria Verde, movimento cívico que une 191 países e já reuniu mais de 60 milhões de pessoas, em todo o mundo, para realizar ações de limpeza no Planeta. Não se trata apenas de mutirões de limpezas, mas é uma rede forte e única de agentes que compartilham a visão de um mundo livre de resíduos.

O evento tem como objetivo geral conectar e mobilizar pessoas e organizações com ações sustentáveis que gerem impactos positivos ao meio ambiente através da redução de lixo. Principalmente, incentivar a mobilização global e conjunta pela coleta e destinação correta dos resíduos sólidos urbanos, principalmente, a reciclagem. A ideia é dedicar um dia inteiro ao recolhimento e destinação ambientalmente correta dos resíduos em ruas, praças, praias, parques, entre outros lugares.

Importância da Campanha

Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) ou Resíduos Eletrônicos, também chamados de e-lixo ou Lixo Eletrônico são considerados, pela Universidade das Nações Unidas, como os resíduos que mais crescem no mundo. Nos últimos 5 anos, os resíduos eletrônicos descartados no mundo, cresceram 21% (E-Wast Monitor 2020). Em 2019, só o Brasil descartou mais de dois milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, sendo que, menos de 3% desse total, foi reciclado, de acordo com a Universidade das Nações Unidas.

Serviço a Cidadania:

Ação: Campanha e Ecoponto: Coleta e Descarte Correto de Equipamentos EletroEletrônicos

Datas: 15, 16 e 17 de setembro

Horário: 08 às 18h

Local: Avenida Dr. Cláudio Gueiros Leite, 2071, em frente ao Armazém Coral do Janga,