Meio Ambiente |

Paulista define protocolos para enfrentar casos de fragmentos de óleo na orla

Alinhamento foi feito com a CPRH

A gestão municipal da cidade de Paulista conta agora com a aplicação de procedimentos de emergência para enfrentar acidentes ambientais de manchas de óleo na orla. Os protocolos foram alinhados entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente (SEDURTMA) e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

Sendo identificado o problema, a equipe da Secretaria Executiva de Defesa Civil e os profissionais da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA) para vistoriar o local e encaminhar as providências.

“Após a notificação nos técnicos e analistas da Secretaria de Meio Ambiente realizamos a coleta e análise do material e saber o grau contaminante do mesmo para repassar as informações às autoridades estaduais, e, com isso, termos o diagnóstico de dano ambiental”, explica a analista ambiental da SEMA, Bruna Maldonado.

O superintendente de Limpeza Urbana da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, André Raposo, esclarece que a equipe é acionada devidamente aparelhada com os EPIs para executar a retirada dos resíduos tóxicos, que são acondicionados e colocados em caçambas para ser levados ao aterro sanitário industrial do Estado, onde se realiza o descarte e eliminação dentro dos procedimentos ambientais.

“Cabe ressaltar que sabemos que nesses casos a população deseja ajudar com a limpeza da área contaminada, porém não é permitido que esse trabalho se realize sem equipamentos de proteção adequados, por isso é primordial também o isolamento da área para as pessoas com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar para evitar contaminações”, advertiu André Raposo.

A superintendente de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Jakeline Morais, reforça que as pessoas que tiverem contato com o óleo precisam procurar a unidade de saúde mais próxima para ser avaliada. Nos casos mais complexos, a superintendente de Atenção Especializada, Lilia Virgínia, informa que a população deve procurar a Prontoclínica Torres Galvão, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, no Centro.