Saúde |

Centro de reabilitação do Nobre amplia Práticas Integrativas Complementares do SUS

Voluntariado oferece biodança

O Centro de Reabilitação, localizado nas dependências do Clube Municipal do Nobre, no Bairro do Nobre, em Paulista, está expandindo e diversificando o atendimento à população. Atualmente, a unidade que atende mais de 700 pessoas, ao mês, da própria localidade e dos bairros de Jardim Paulista, Arthur Lundgren, Paratibe, Mirueira, Aurora Paulista-Centro,  Tabajara, Jardim Maranguape, Maranguape I e II, está  oferecendo tratamentos de Práticas Integrativas Complementares para recuperação de sequelas da Covid-19. Além de Auriculoterapia, Ventosa, Acupuntura, Reiki, agora a unidade tem a Biodança como atividade regular. O trabalho, que é voluntário, acontece sempre  às sextas das 13h às 14h30, para um grupo de aproximadamente 30 pessoas, as quais são encaminhadas após avaliação médica nos postos de saúde da rede municipal.

"Estamos aplicando aqui a modalidade de Biodança que faz parte das Práticas Integrativas Complementares do SUS, como alternativa para recuperação de pacientes que tenham sequelas decorrentes da  Covid-19. A Biodança é uma prática de vivência que integra o movimento corporal e a música no encontro das pessoas e exercícios aeróbicos, facilitada por um profissional da área na supervisão. "A modalidade melhora a depressão e outros problemas emocionais" informa a professora de biodança, Débora Barbosa.

Dalva Santos, moradora do bairro da Aurora, é uma das usuárias do serviço. "Fui apresentada a Biodança a um mês.  Fiquei bastante ansiosa durante a pandemia e aqui me sinto acolhida, estou aumentando minha  autoestima e aprendendo a canalizar minhas energias para controlar minha ansiedade. Sou grata ao projeto e às professoras que aqui nos tratam’’.

“O trabalho de aplicações das Práticas Integrativas Complementares do SUS faz parte das diretrizes de ações da atual gestão do prefeito Yves Ribeiro. A atividade é coordenada pela Secretaria de Saúde da cidade. "Temos a preocupação de acolher as necessidades da população nas situações referentes às consequências próprias e externas no tocante à saúde sobre a Covid 19 no município de Paulista, assim podemos oferecer um melhor atendimento aos moradores da cidade", explicou a Dra. Janete Silva Gerente, do Centro de Reabilitação do Nobre.