Assuntos Jurídicos e Procuradoria |

Começa Mutirão dos Superendividados no Procon do Paulista

A iniciativa acontece até o dia 2 de setembro, com participação de representantes de bancos, do Serasa e de outras empresas

A Prefeitura do Paulista iniciou o Mutirão dos Superendividados, nesta segunda-feira (29/08), na sede do Procon Paulista - Praça Papa João XXIII, n° 59, Centro. O órgão é vinculado à Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos. É uma oportunidade para os cidadãos renegociarem débitos e aproveitarem condições especiais. A ação acontece até a sexta-feira (02/09), das 8h às 13h, com atendimento por ordem de chegada.

Estão participando representantes da Celpe, Compesa e CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas. Pendências com empresas como Serasa, Riachuelo Midway e com os bancos Itaú, Caixa Econômica Federal, Santander, Banco do Brasil e Bradesco poderão ser negociadas via site e telefone, com o suporte da equipe do Procon. A iniciativa conta com a participação da Federação Brasileira de Bancos - Febraban.

“Vim aqui no Procon de Paulista resolver uma pendência com uma empresa, a Riachuelo. Graças a Deus consegui resolver, deu tudo certo. O atendimento foi excelente, conseguimos negociar e resolver a pendência”, disse Isabel Leão, moradora do município.

A adesão das instituições financeiras busca viabilizar condições favoráveis aos pagamentos, permitindo ajustes no valor e na periodicidade das parcelas. O intuito é que os consumidores possam reequilibrar as contas de casa e diminuir a inadimplência.

Superendividamento é a situação na qual o consumidor não consegue arcar com as dívidas sem comprometer gastos essenciais.

“A ideia do mutirão é justamente aproximar aquela pessoa que está com dívidas altas, aquela pessoa que precisa escolher entre pagar determinado débito ou fazer a feira de casa. Aqui contamos com profissionais do Procon e com representantes das empresas e de bancos. Com a documentação necessária, são feitas propostas, buscando acordos vantajosos para os consumidores“, disse o secretário de Assuntos Jurídicos do município, Kaio Damasceno.

Documentação

Para participar do mutirão, é necessário levar os seguintes documentos, junto com as cópias: RG, CPF, comprovante de residência e provas do débito (conta, fatura, print de WhatsApp, etc.). Caso se trate de dívidas com o SERASA, é preciso ter um e-mail próprio para efetuar o cadastro.