Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Prefeito Yves Ribeiro apresenta novo fardamento escolar durante Café Pedagógico da Educação

Educação | 22/08/2022

Prefeito Yves Ribeiro apresenta novo fardamento escolar durante Café Pedagógico da Educação

Compartilhe esta notícia:

Gestor anunciou a contratação de porteiros para as escolas da Rede Municipal de Ensino


O prefeito Yves Ribeiro fez a entrega simbólica do novo fardamento escolar do Paulista à estudante do 4º ano do ensino fundamental da Escola Escritor Ariano Vilar Suassuna, Anita Clara, nove anos, finalista da Etapa Estadual do Concurso Ler Bem. O evento aconteceu, nesta  segunda-feira (22/08), durante o II Café Pedagógico do Paulista, em homenagem ao dia do coordenador e supervisor pedagógico, no auditório da Secretaria de Educação, na Avenida Floriano Peixoto, no Centro. A primeira edição foi realizada de forma remota, no ano passado, e contou com a presença dos 48 supervisores da Rede de Ensino do Paulista. 

No II Café, promovido pela Coordenação Pedagógica e Acompanhamento Escolar, através de sua Gerência, o prefeito Yves Ribeiro apontou os desafios e ações da pasta. "Pegamos uma rede de ensino muito difícil. Por isso, estamos focados na construção de novas escolas e recuperação das atuais. Faremos sempre o nosso dever de zelar pelo erário e garantir uma educação de qualidade a todos", disse. O gestor parabenizou os profissionais da educação que estão no exercício de supervisão pedagógica, conduzindo os professores nas escolas. 


A estudante Anita Clara fez a leitura de um poema, escrito pelo poeta e professor Dalexon Sérgio. "Ficamos impressionados com a interpretação da leitura feita de uma maneira espontânea", disse o poeta. O coordenador das bibliotecas, Gláucio Ramos, comungou desse sentimento de alegria e felicidade. "Vamos torcer para que ela tenha um ótimo desempenho na grande final", garantiu. 


Os familiares de Anita estavam acompanhados da professora da Escola Escritor Ariano Vilar Suassuna, Josilma Rodrigues de Mesquita, da supervisora, Cirleide Pereira de Assis, e da gestora, Geraldina Francisca Brainer. "Esse é fruto de um trabalho desenvolvido com muito amor à profissão. Agora, estamos ansiosos para a grande final do Concurso Ler Bem", disse Josilma.


O secretário de Educação do Paulista, Geraldo Lima, parabenizou o empenho dos profissionais da educação. Para reforçar a segurança, a pasta finalizou a contratação de 50 porteiros que serão distribuídos nas unidades da rede de ensino. "Estamos avançando para trazer mais segurança e conforto para os professores e alunos. Novas escolas estão sendo construídas para fortalecer a educação do município", disse Geraldo. 


A Gerente Pedagógica, Marilena Rosa, acompanhada da coordenadora, Roseane Soares, destacou o papel da comunidade escolar no dia a dia. "Nós ficamos muito felizes em ver nosso trabalho sendo realizado e abrangendo um maior número de alunos", disse.


O II Café teve o apoio da Gerência de Espaços Ampliados de Aprendizagem e também da Coordenação de Bibliotecas Escolares. A responsável pela área, Regina Trindade, ficou emocionada em ver a participação da estudante Anita Clara Carvalho.  


Concurso Ler Bem

O 12º Concurso Ler Bem é promovido pela – Associação Pernambucana de Atacadista e Distribuidores (ASPA). A final da Etapa Municipal aconteceu no dia 14 de junho. Anita Clara Carvalho seguiu para a Etapa Estadual e agora garante vaga na final, no dia 19 de outubro de 2022.

Em Paulista, a Etapa Municipal foi promovida sob a direção da Gerência de Espaços Ampliados de Aprendizagem e da Coordenação de Bibliotecas Escolares, vinculadas à Secretaria de Educação do Paulista. 

Cada uma das 41 escolas da rede selecionou um estudante do 4º ano do ensino fundamental, que tem um total de 2.055 alunos. Em seguida, foram realizadas quatro semifinais de forma remota. O processo de inscrição teve início em fevereiro, com a adesão do município ao concurso. Em abril, houve a inscrição das escolas, e em maio a seletiva interna nas unidades. Em junho, aconteceram quatro semifinais e a final. O concurso de leituras exige critérios na hora da avaliação das notas, como:  espontaneidade - naturalidade e fluidez na leitura, evitando-se uma leitura caricata; entonação - desenvoltura interpretativa de acordo com os sentidos do texto; pontuação - obediência às pausas (vírgula, ponto e vírgula, e ponto) e as marcas gráficas (interrogação, exclamação, travessão).



Imagens:

Compartilhe: