Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca |

Paulista registra 24 mil microempreendedores cadastrados

Só no primeiro semestre mais 1.500 paulistenses se legalizaram

Cerca de 1.500 comerciantes do Paulista se tornaram Microempreendedor Individual (MEI) somente neste primeiro semestre de 2022. Com as novas adesões, o montante de pessoas que regularizaram os negócios supera 24 mil, aquecendo a economia da cidade. Muitas visualizaram no MEI uma estratégia para enfrentar a crise financeira atual.

Além de oficializar o ramo de trabalho, quem adere ao MEI passa a ter acesso a crédito bancário com juros baixos e ter inscrição municipal para emitir nota fiscal eletrônica. Outras vantagens é que pode fornecer serviços e produtos a órgãos públicos e ao setor privado. Existe também a possibilidade de obter benefícios e auxílios que o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) reconhece no tocante ao auxílio maternidade, incapacidade temporária e auxílio por invalidez entre outros.

“Para obter os benefícios do INSS é fundamental que o pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), que é de R$ 60,00, seja efetuado na data que consta no boleto”, e pelo prazo de 12 meses seguidos esclarece a coordenadora da Sala do Empreendedor, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Paulista, Angélica Martins.

As pessoas interessadas em legalizar seus negócios devem, de segunda a sexta, das 8h às 13h, procurar a Sala do Empreendedor, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, localizada  na Praça Frederico Lundgren, s/n, Centro.