IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca |

Aquicultores, pescadores e agricultores do Paulista vão ser qualificados

Produção será absorvida na merenda escolar e em vários pontos de vendas


A Gestão Municipal do Paulista está realizando um planejamento, através das secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente, para identificar e cadastrar os produtores das áreas de pesca, agricultura e agropecuária. 


O objetivo é proporcionar oportunidades de qualificação em manejos e técnicas de produção adequadas aos padrões de fornecimento de produtos à Secretaria de Educação do município para diversificar a merenda escolar. O mapeamento terá início agora em agosto, e após isso o cadastramento será feito a previsão é que seja em novembro deste ano. 


Outro propósito é impulsionar o escoamento das mercadorias, gerando ganhos e renda para os produtores. Também por meio do cadastro os produtores serão inseridos em políticas públicas criadas pelo município como também as desenvolvidas pelos governos Estadual e Federal.


“No desenvolvimento econômico de uma cidade todos os setores da economia devem ser contemplados. Em Paulista existem colônias de pescadores e marisqueiros, agricultores familiares, e de pecuaristas de pequeno porte. Esses trabalhadores necessitam do suporte do poder público para ampliar as vendas. A ideia da Secretaria de Educação adquirir essa produção gerada no município é uma grande sacada”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Raimundo Lopes.


O coordenador do Núcleo de Sustentabilidade Urbana da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente, Sílvio Batista, reforça que está na pauta do projeto a oferta de equipamentos para que os produtores modernizem o trabalho, atendendo às normas sanitárias e ambientais. Segundo ele, aquicultores e comunidades quilombolas também serão beneficiados.


"É a primeira vez que dentro de uma gestão municipal somos chamados a participar como parte beneficiada de ações como essas. Observamos com isso que agora a produção dos pescadores e de outros segmentos do Paulista vai se fortalecer. Vamos poder fornecer nossos produtos à Prefeitura e a outras entidades públicas ou privadas. Seremos treinados nos manejos sanitários adequados e com as diretrizes de proteção ambiental”, expressou o presidente da Colônia de Pescadores da Zona Dois de Paulista, Luís Medeiros Leal Filho. 


“O Instituto de Pesquisa Agropecuária de Pernambuco (IPA) é o órgão oficial de cadastramento desses setores em Pernambuco, porém o cadastramento também pode ser feito pelas Prefeituras. Nós como parceiros da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Paulista estamos orientando e prestando as informações necessárias aos técnicos das secretarias envolvidas para que possam efetuar a Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP) que somente contemplava o produtor titular. Agora, está mudando para o Cadastro de Agricultores Familiares (CAF), onde além dele, esposa e filhos vão ser contemplados”, informou o engenheiro do IPA, Adgerlan Codácio. 


Segundo ele, o IPA oferecerá treinamentos e cursos de qualificação, e assistência técnica aos produtores, além de auxiliar nas aplicações de propostas de políticas públicas, sejam elas advindas do gerenciamento federal ou estadual por meio de parcerias com a Prefeitura.

Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441