Saúde |

Segundo dia do SUS Itinerante resulta em mais de 160 atendimentos

Por meio de uma ação promovida pela Prefeitura do Paulista e que objetiva ampliar a cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS) no município, 167 pessoas foram atendidas, nesta quarta-feira (03/08), segundo dia do Programa SUS Itinerante, que ocorreu no Centro de Saúde João Abimael, no bairro de Vila Torres Galvão.

Na ação, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde vai até as Unidades de Saúde da Família - USF - para inserir a população no Cadastro Nacional de Saúde - CNS. Quem procurar uma dos postos  durante o período definido em um cronograma, poderá obter a primeira ou segunda via do Cartão SUS, além de alteração cadastral.

“O sucesso desta ação é reflexo assíduo da gestão municipal, bem como dos profissionais da unidade de saúde, pois batemos mais de 160 atendimentos entre emissão, reemissão, alteração cadastral do Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) e distribuição dos cartões do Programa Visão do Povo”, informou o diretor em Regulação Assistencial da Secretaria de Saúde, João Victor Targino.

Para emissão da primeira via do cartão, é preciso apresentar certidão de nascimento e comprovante de residência. Em relação ao procedimento para emitir a segunda via, é necessário estar munido de documento de identificação com foto e CPF, enquanto para efetuar alteração cadastral são exigidos documento de identificação com foto e comprovante de residência.

CARTÃO SUS

O Cartão SUS é o principal documento utilizado dentro do Sistema Único de Saúde em qualquer atendimento feito na rede municipal. Cada um possui um número de identificação, único e pessoal, que serve para identificar a pessoa em meio aos outros usuários, permitindo acesso ao histórico médico completo na rede pública de saúde.

Confira o cronograma com os próximos locais, datas e horários do “SUS Itinerante”:

- 04/08: USF Maranguape I B - 9h às 12h

- 05/08: USF Chega Mais - 9h às 12h