Cultura |

Zeca do Rolete representou Paulista no Festival de Inverno de Garanhuns

Com o apoio da Prefeitura do Paulista, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude, e Secretaria de Segurança e Mobilidade, Mestre Zeca do Rolete se apresentou com o seu coco de roda no Festival de Inverno de Garanhuns, na última segunda-feira (25.07).

José Galdino dos Santos, 68 anos, ganhou o nome artístico vendendo roletes de cana-de-açúcar cortada em rodelas, espetadas em palitos, no alto da Sé, em Olinda.

Além de cantar e compor cocos desde os 12 anos, arte aprendida com seu pai e avô, na década de 1980, Zeca mobilizava crianças e jovens de sua vizinhança em torno de um pastoril, onde ele encenava a figura do Véio. Além do coco, o músico canta ciranda e maracatu.

Em 2005, ele participou do curta-metragem Vamo Batê o Coco, realizado por universitários de São Paulo e do Recife. Três anos depois, participou, junto com outros mestres de Olinda da coletânea (CD/DVD) Coquistas de Olinda na Prevenção das DST/AIDS.

Nos shows, Zeca do Rolete é acompanhado por esposa, filhos e netos. Já se apresentou na Festa da Lavadeira, no São João do Paulista e de Olinda, no próprio Festival de Inverno de Garanhuns, além de Portugal e Espanha, na Europa. A participação em shows realizados nos dois países foi viabilizada através de uma iniciativa da gestão anterior do prefeito Yves Ribeiro, em Paulista.