Direitos e Saúde da Mulher |

Dia Nacional da Mulher Negra Latina e Caribenha tem programação especial em Paulista

Espaço Fêmea, no North Way Shopping, sediou o evento

Em mais uma promoção de discussões sobre a valorização das mulheres na sociedade, a Prefeitura do Paulista organizou uma programação especial alusiva ao Dia Nacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha. As atividades fazem parte do calendário de eventos, preparado pela Secretaria Executiva da Mulher e aconteceu na tarde desta segunda-feira (25.07), na loja Fêmea, no primeiro andar do Paulista North Way Shopping, das 14h às 17h.

As ações visaram promover o diálogo sobre identidade, construção e desafios das mulheres negras na cidade. A data que se tornou um marco da resistência de mulheres negras, homenageia aqui no Brasil, Tereza de Benguela, líder quilombola, e busca trazer uma diversidade de gênero e raça, dando protagonismo a artistas negras.

“O Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha representa a força e potência das mulheres negras. E hoje realizamos aqui mais uma importante ação dentro das políticas públicas de valorização e de promoção das mulheres dentro do município do Paulista. Fizemos questão de celebrá-la com uma programação de artistas pretas, em um espaço emblemático como o Espaço Fêmea, proporcionando várias ações de empoderamento. Enquanto política pública que envolve dois eixos estruturantes na sociedade como raça e gênero, a temática Mulher Negra, levanta questões como feminicídio, racismo religioso, saúde da população negra e a gente precisa valorizar muito, trazer pra elas essa representatividade e esse empoderamento, dando visibilidade na sociedade, combatendo o racismo e à violência contra as mulheres porque são elas que mais sofrem ainda, precisa ter esse recorte, precisa ter esse olhar para as políticas públicas e específicas também para as mulheres negras e é isso que fazemos aqui”, reforça a secretária executiva da Mulher do município, Bianca Pinho Alves.

Foram oferecidos serviços gratuitos de estética e diversas ações de valorização, empoderamento e representatividade, todas as atividades tiveram a participação de mulheres negras com perfis de atuação relacionados à respectiva atividade e com histórico de participação em atividades que reforçam a identidade da mulher negra, visibilizando lutas e posicionando-se publicamente contra o patriarcado e o racismo estrutural na formação.

“Estamos aqui neste trabalho maravilhoso de  empoderamento e visibilidade de políticas públicas para as mulheres negras, ações que valorizam ainda mais a história de cada mulher que aqui estar, agradeço a Prefeitura do Paulista, por sempre estar se dedicando na luta contra o preconceito e a violência contra as mulheres de nossa cidade”, acrescentou Sandra Carvalho, modelo profissional.

No final um desfile de representatividade e visibilidade negra encantou ainda mais os cidadãos que estavam passando pelos corredores do shopping. A programação ainda contou com ações de; maquiagem para pele negra com a Mary Kay; penteado com tranças e dreads com o Espaço Embelezze; limpeza de pele com Rosa e Maria Tomaz; além de apresentação de moda da K-Zel.