Direitos Humanos/Cidadania |

Fórum de Igualdade Racial reúne poder público e sociedade civil do Paulista

Participantes discutiram propostas para o combate ao racismo

Nesta sexta-feira (22.07), ocorreu o segundo dia e último da programação do Fórum de Igualdade Racial da Cidade do Paulista, no auditório do Bloco A da UNINASSAU Paulista, localizado no Centro. O encontro foi promovido pela Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos. O evento contou com a parceria do Conselho Municipal de Política de Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo do Paulista (CMPPIR/Paulista).

Representantes da sociedade civil, comunidades tradicionais, movimentos sociais e do poder público participaram do fórum. O tema principal foi “A importância das Políticas Públicas como fortalecimento da Igualdade Racial e combate ao racismo estrutural”.

Foram propostas alternativas para o desenvolvimento da Política Municipal de Igualdade Racial, visando a superação das desigualdades étnico-raciais, tanto do ponto de vista social como cultural, além do combate ao racismo, à intolerância religiosa e à violação de direitos.

Para implementar as ações, o Fórum de Igualdade Racial buscou o diálogo entre gestores públicos e os diversos segmentos da sociedade civil, entidades, coletivos e movimentos relacionados ao tema. Incentivando a participação popular, a ideia era sensibilizar todos os setores da sociedade, estabelecendo uma agenda com metas e planos de ação, a fim de enfrentar os problemas ocasionados pelo racismo e pela desigualdade racial no município.

Na quinta-feira (21), além da cerimônia de abertura, houve apresentações culturais, leitura do regimento interno do Fórum e uma palestra magna.

A diretora de Política de Promoção da Igualdade Racial do Paulista, Nathalia Valeska, destacou a importância da participação ativa do público em geral. “É de extrema importância a intervenção popular e coletiva para criação, formulação e/ou execução de políticas públicas. Pode-se dizer que esse espaço, com diversas pautas e segmentos da sociedade, é um dos principais instrumentos que conduzem a democracia no mundo”.

Ainda segundo a diretora, através do Conselho e de Fóruns e Conferências, o governo visa proporcionar o debate público para fortalecimento e o incentivo da equidade racial, haja vista que o racismo no Brasil persevera e fragiliza brutalmente o progresso e a democracia.

Durante a manhã desta sexta, os participantes realizaram a elaboração de propostas de políticas públicas para a promoção da igualdade racial. Foram definidos quatro grupos, que debateram sobre as iniciativas em suas respectivas áreas: Saúde/Mulher; Educação/Turismo, Cultura, Esportes e Juventude; Políticas Sociais e Direitos Humanos; Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente/Segurança, Mobilidade e Defesa Civil. A pauta religiosa não teve um grupo específico, pois foi tratada em todos os campos.