Educação |

Paulista empossa 78 professores na Rede Municipal

Nesta segunda-feira (27), 78 novos professores aprovados no concurso da Rede Municipal de Ensino do Paulista, realizado em 2016, foram empossados. O evento ocorreu no prédio da Secretaria de Educação, no Centro .

Os profissionais vão compor o quadro efetivo da rede municipal a partir do dia 26 de julho, lecionando nos anos iniciais da Educação Infantil e no Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, e nos anos finais do Ensino Fundamental. Eles ensinarão as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Ciências e História.

No dia 30 de maio de 2022, 108 professores foram convocados e nomeados. Os demais, que não estiveram na posse, têm o prazo de 30 dias após a convocação e nomeação para comparecerem e serem empossados, e mais 30 dias de prazo para o início do exercício do cargo.

Na ocasião, uma das representantes da pasta, a secretária executiva de Educação, Kátia Clemente, parabenizou os novos professores da rede municipal. “Eu gostaria de parabenizar a todos e a todas, porque é um privilégio passar em um concurso público, mas é uma responsabilidade muito grande, porque passamos a ser servidor público, que vai servir à comunidade, servir ao povo. E quando é servidor e professor, a responsabilidade é dupla, que vai ser aquele que vai ter a responsabilidade de levar o conhecimento”.

Um dos nomeados foi o professor de Língua Portuguesa Alexandre Dias de Amorim, de 35 anos, que discursou em agradecimento pela convocação. “Acho que minha identidade como pessoa, hoje, foi formada aqui em Paulista. Assim como Rio de Janeiro é para Vinícius de Moraes, Paulista é para mim, é a minha identidade. E eu acho que faltava uma coisa, que era eu poder contribuir com a minha cidade, devolver para minha cidade o que eu aprendi aqui. E nada melhor do que devolver através da educação”, ressaltou o mais novo servidor público.

De acordo com o prefeito Yves Ribeiro, já foram convocados e nomeados anteriormente, na gestão atual, um total de 103 professores. Além dos 78 novos empossados, o prefeito assegurou que mais professores devem ser convocados. “Já estamos com duas escolas novas, uma que vamos concluir em Maranguape II, que é a Dom Helder, e uma nova, na Nossa Prata. Já autorizei o secretário Geraldo a construir mais 5 escolas e 3 creches, se Deus quiser, para colocar essas crianças na escola, porque lugar de criança é na escola. E para ter criança na escola é preciso ter professor. Se a gente tem concurso para professor, por que não chamar? Então, é um direito de vocês. Direito é direito e é uma obrigação minha convocar os professores”, destacou o prefeito Yves Ribeiro.

Estiveram presentes no evento a secretária de Administração do Município, Patrícia Barbosa do Rego Barros; o secretário Executivo de Educação, José Francisco dos Santos; a secretária Executiva de Educação, Kátia Clemente Batista; a procuradora-Geral do Município, Flávia Patrícia Novelino de Andrade Lima; o presidente do Sindicato dos Professores de Paulista, Gilberto Sabino, e os vereadores Eudes Farias, Cassiane Eduarda e Márcio Freire.