Saúde |

Vacinação contra sarampo e influenza é prorrogada em Paulista por mais 30 dias

A Prefeitura Municipal do Paulista prorrogou até o dia 3 de julho a campanha de vacinação que está acontecendo no município contra o sarampo e a influenza. A medida busca aumentar a cobertura vacinal nos grupos prioritários e prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças, evitando novos óbitos e diminuindo a pressão sobre o sistema de saúde.

Os imunizantes estão sendo aplicados sem agendamento, em todas as unidades de saúde do município, de segunda a sexta, das 8h às 16h.

A vacina contra o sarampo está disponível para profissionais da saúde e crianças entre 6 meses e 4 anos de idade. Já o imunizante contra a gripe está liberado para os seguintes grupos:

- Gestantes e puérperas

- Povos indígenas

- Professores das redes de ensino pública e privada

- Pessoas com comorbidades

- Pessoas com deficiência permanente

- Caminhoneiros

- Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros Urbanos e de longo curso

- Trabalhadores Portuários

- Força de Segurança e Salvamento

- Forças Armadas

- Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade

- População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas

- Pessoas a partir de 60 anos

- Trabalhadores da saúde

- Crianças entre 6 meses e 4 anos de idade.

Vacina Trivalente contra a Influenza

A vacinação anual contra a gripe é fundamental por conta da variação dos subtipos de influenza circulantes no Brasil, que mudam todo ano. Todos os anos, a composição é atualizada. A atual vacina trivalente protege contra os três tipos de vírus que mais circularam em 2021: H3N2, H1N1 e Influenza B.

Não há nenhuma contraindicação em receber as vacinas contra a gripe e o sarampo de forma simultânea. Se a pessoa estiver com algum sintoma gripal, recomenda-se que um médico seja consultado para avaliação, e que a pessoa aguarde para ser imunizada até a melhora dos sintomas.

O imunizante contra a gripe também é contraindicado para crianças menores de 6 meses e para pessoas que tiveram reação alérgica grave quando tomaram a aplicação anteriormente. Já o contra o sarampo é contraindicado para gestantes e crianças menores de 5 anos com imunodepressão grave por pelo menos 6 meses ou com sintomatologia grave. Pessoas que tiveram reação alérgica grave quando tomaram a vacina tríplice viral anteriormente também não devem receber essa aplicação.