Meio Ambiente |

Prefeitura de Paulista vai monitorar nascimento de filhotes de tartaruga-de-pente nesta sexta-feira (27)

A população está convidada a acompanhar a eclosão dos ninhos na praia de Enseadinha. No momento do nascimento, a equipe responsável orienta os presentes e dá uma aula sobre meio ambiente

Nesta sexta-feira (27), a Prefeitura de Paulista, por meio da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA), vai monitorar o nascimento de filhotes da espécie tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), na praia de Enseadinha, no Janga. A eclosão acontecerá às 16h. A população está convidada a acompanhar a caminhada.

Os ovos levam de 45 a 60 dias para eclodir. A supervisão é realizada diariamente pela SEMA, que presta um serviço fundamental para a preservação das espécies que escolheram Paulista para depositarem seus ovos.

O ninho é monitorado pelos servidores e pesquisadores do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU), da Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Paulista (SEMA), coordenado por Silvio Batista, através do Projeto de Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas.

A iniciativa aprovada pelo SISBIO ICMBIO Centro Tamar já identificou 37 ninhos no litoral do Paulista, desde o início deste ano. Mais de 2.000 filhotes nasceram nessa temporada reprodutiva.

Os munícipes também podem ajudar na identificação. Se você identificar uma tartaruga marinha no momento da desova, não mexa e acione o Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU) do município pelo número de telefone 9.9882-8387, ou a Guarda Municipal discando o 153.

A Prefeitura de Paulista tem publicado, em suas redes sociais, o dia, horário e local onde provavelmente haverá a eclosão dos ninhos. No momento do nascimento, a equipe responsável orienta a população e dá uma aula sobre meio ambiente.