Saúde |

Conselho Municipal de Saúde do Paulista realiza oficina de formação para o Controle Social no SUS

O Conselho Municipal de Saúde do Paulista está realizando, nesta terça (17) e na quarta-feira (18), uma oficina de formação para o Controle Social no SUS com o tema "Reencontrando-se é que se aprende". A ação acontece no Sinsempa - Sindicato dos Servidores Municipais do Paulista -, localizado na Rua Riachuelo, no Bairro do Nobre.

A abertura do evento teve a participação da secretária de Saúde do município, Socorro Fontinele. Também estiveram presentes a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luizabeth Amorim, e os demais conselheiros e integrantes de entidades da sociedade civil.

Serão dois dias de palestras, mini-conferências, debates, construções e encaminhamentos sobre o controle social.

O Conselho Municipal de Saúde do Paulista é um órgão permanente, de caráter consultivo, deliberativo, representativo e fiscalizador das ações de saúde no âmbito do municipal, inclusive nos seus aspectos socioeconômicos, financeiros e de gerência técnico-administrativa.

Controle Social

É entendido como a participação do cidadão e da cidadã na gestão pública, funcionando como um mecanismo de fortalecimento da cidadania e de prevenção da corrupção. No Brasil, a preocupação em estabelecer um controle social forte e atuante torna-se ainda maior, em função de sua extensão territorial e do grande número de municípios.

É, portanto, um complemento indispensável ao controle institucional exercido pelos órgãos fiscalizadores. Para que os cidadãos possam desempenhá-lo de maneira eficaz, é necessário que estejam mobilizados e recebam orientações sobre como podem ser fiscais dos gastos públicos.