Saúde |

Paulista libera novos grupos e amplia vacinação contra a Influenza

A partir desta terça-feira (3), novos grupos já podem se imunizar contra a Influenza (gripe) no município do Paulista. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, disponibiliza a vacinação em todas as unidades de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Para receber a aplicação, é necessário apresentar cartão de vacinação e cartão SUS ou CPF.

No último sábado (30), o município promoveu o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação. Na ocasião, quase quatro mil pessoas (3.950) receberam a vacina contra a Influenza. O imunizante foi aplicado nos seguintes grupos: pessoas a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde e crianças entre 6 meses e 4 anos de idade.

Confira os grupos que já podem receber a vacina contra a Influenza:

- Gestantes e puérperas

- Povos indígenas

- Professores das redes de ensino pública e privada

- Pessoas com comorbidades

- Pessoas com deficiência permanente

- Caminhoneiros

- Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbanos e de longo curso

- Trabalhadores Portuários

- Força de Segurança e Salvamento

- Forças Armadas

- Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade

- População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas

- Pessoas a partir de 60 anos

- Trabalhadores da saúde

- Crianças entre 6 meses e 4 anos de idade.

Vacina trivalente

A vacina trivalente contra a Influenza utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. O imunizante é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.