Esportes |

Prefeito Yves Ribeiro inaugurou campo society do Clube Municipal do Nobre

As jovens paulistenses campeãs nos Jogos Escolares Brasileiros 2021 (JEBs), realizados no Rio de Janeiro, foram homenageadas no evento

O Prefeito da Cidade do Paulista, Yves Ribeiro, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Juventude, inaugurou na sexta-feira (12) o campo de futebol society do Clube Municipal do Nobre, no bairro de mesmo nome, às 19h. A ação é fruto de uma parceria com a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e com a Federação do Escolar de Pernambuco (FEDEPE).

Durante a solenidade, o Prefeito Yves Ribeiro, o secretário municipal da pasta Sidney Valério, o Presidente da Federação do Esporte Escolar de Pernambuco (FEDEPE), Ricardo Rocha, e o Presidente da CBDE, Antonio Hora Filho, assinaram o contrato de cessão.

"Fico muito feliz em saber que esta arena está sendo cedida para o desenvolvimento escolar da cidade do Paulista, tendo um bom uso", disse o presidente da CBDE, Antonio Hora Filho.

Segundo o presidente da CBDE, Antonio Hora Filho, Pernambuco foi recordista no número de participantes nos Jogos Escolares Brasileiros 2021 (JEBs), realizados no Rio de Janeiro, porque a Confederação arcou com as despesas das passagens aéreas, inclusive das atletas paulistenses vitoriosas Kawani Sophia, Maria Eduarda e Gabriely Rodrigues. "A CBDE resgatou um evento que há 17 anos não acontecia. A entidade pagou as passagens aéreas de todos os participantes de todos os estados, em igualdade de número, evitando assim que estados do Sudeste e do Sul fossem com uma delegação maior que os do Nordeste", afirmou.

Antônio Hora Filho também destacou o compromisso que o Prefeito Yves Ribeiro tem com o desenvolvimento dos jovens e com a valorização do esporte. "O esporte resgata sonhos, transforma vidas e capacita. É fundamental valorizá-lo”, acrescentou.

O Presidente da Federação do Esporte Escolar de Pernambuco (FEDEPE), Ricardo Rocha, destacou a importância de inaugurar a quadra society. "É uma grande satisfação ver a Cidade do Paulista entregar esse equipamento, juntamente com o Prefeito Yves Ribeiro, que tem feito um excelente trabalho", disse.

Os grupos Faces Culturais, Dança Popular, e Muzenza capoeira realizaram uma apresentação para o público presente. Na ocasião, foram homenageadas as atletas Kawani Sophia (ciclismo), Maria Eduarda (taekwondo) e Gabriely Rodrigues (taekwondo), campeãs nos Jogos Escolares Brasileiros 2021 (JEBs).

O Prefeito Yves Ribeiro agradeceu a presença das autoridades esportivas e destacou a importância da Bolsa Atleta no município. "Fico muito feliz em ver o sucesso dessas atletas paulistenses, acompanhadas de suas treinadoras e famílias. Elas são luzes para a nossa cidade. O conjunto do esporte, educação e cultura é fundamental na formação da sociedade. Por isso, nós criamos a Bolsa Atleta, em Paulista, para incentivar os talentos, orientando a nunca desistirem dos seus sonhos”, destacou o gestor.

De acordo com Yves Ribeiro, o governo municipal tem como uma de suas missões acolher jovens estudantes em projetos de escolinhas de futebol, com o intuito de incentivar a prática de esportes de maneira saudável, dando oportunidades para que esses jovens construam um futuro vencedor. "Nosso objetivo é construir mecanismos de inclusão social através do esporte. Essas meninas trouxeram essas medalhas de ouro para Paulista. Nossas heroínas nos deixam orgulhosos e nos motivam para saber que a cada dia estamos no caminho certo”, concluiu.

"Estamos construindo mecanismos importantes na área do esporte em nossa cidade. O Prefeito Yves é um grande parceiro em transformar vidas e na entrega desse equipamento", disse Sidney Valério, Secretário de Turismo Cultura Esporte e Juventude de Paulista.

Na ocasião, também estiveram presentes o Chefe de Gabinete Marcos Eduardo, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente, Cláudio Nunes, o secretário de Imprensa Jota Júnior e o secretário de Saúde Charles Roger.

Atletas campeãs

Kawani Sophia, 13 anos, conquistou três medalhas de ouro nos JEB’s 2021, na modalidade de ciclismo. Maria Eduarda Oliveira Brandão, também de 13 anos, conquistou a medalha de ouro no taekwondo, na categoria até 59 kg, após vencer quatro lutas. Já Gabriely Rodrigues, 14 anos, ganhou medalha de prata no taekwondo, na categoria até 51 kg.

A Prefeitura de Paulista aproveitou a cerimônia para parabenizar as técnicas Patrícia Aquino, Micheline Barros, Gisele Alburquerque e Ceça Lima.

Dedicação

O trabalho realizado pelo supervisor executivo de Esportes da Prefeitura de Paulista, Sérgio Rossi, juntamente com o setor de juventude, liderado por Raul Ribeiro, tem sido fundamental na missão da gestão pública municipal de tratar o esporte como uma grande alternativa de inclusão social.

Disputas

Após a solenidade, às 20h35, foram realizadas duas partidas de futebol society. No sub-13 feminino, o Tururu saiu vitorioso. O placar foi Tururu 10 x 1 Talentos da Periferia (sub-13 feminino). No sub-13 masculino, houve um empate: Tururu 1 X 1  Talentos da Periferia.