Educação |

Prefeito Yves Ribeiro prestigia primeiro dia da Edição Itinerante da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco em Paulista

O evento homenageia o educador Paulo Freire e a poetisa Cida Pedrosa. A edição itinerante segue até domingo (14), no Paulista North Way Shopping

O Prefeito Yves Ribeiro prestigiou o primeiro dia da Edição Itinerante da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, em Paulista, na noite de quinta-feira (11).  Os homenageados são o educador Paulo Freire e a poetisa Cida Pedrosa. A edição itinerante segue até domingo (14), no Paulista North Way Shopping - localizado no centro da cidade -, e também de forma remota. De quinta a sábado, o horário do evento será das 9h às 22h, e no domingo (14), das 12h às 21h. O acesso é gratuito.

A iniciativa de trazer a edição itinerante ao município ocorre através de uma parceria entre a Bienal de Pernambuco e a Prefeitura de Paulista, por meio da Secretaria de Educação do município.

O prefeito Yves Ribeiro, acompanhado dos secretários municipais Jaqueline Moreira (Educação) e Jorge Carreiro (Programas e Projetos), participou de uma mesa redonda. Também estiveram presentes Margareth Leite, presidente da União Brasileira de Escritores seccional Paulista (UBE), Rogério Robalinho, coordenador geral da Bienal de Pernambuco, Amaro Poeta, presidente da Academia de Letras e Artes de Paulista (Alap), Nelino Azevedo, membro da Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Sidney Nicéas, diretor da Ideação, e Marcos Mota, superintendente do Paulista North Way Shopping.

Na programação, estão previstas uma série de atrações culturais. Haverá contação de histórias, leitura de literatura de cordel, lançamento de livros, palestras, exposição fotográfica e rodas de conversa. Além disso, serão realizadas apresentações dos grupos Projeto Quinta Cultural e Bloco Lírico Flabelo Encantado.

Tendo em vista a pandemia de Covid-19, a organização precisou realizar ajustes, promovendo o festival de maneira híbrida. Na forma presencial, os protocolos de prevenção ao vírus serão respeitados, com uso obrigatório de máscara e disponibilização de álcool 70%.

Além desse formato, a Bienal também disponibiliza uma plataforma online - e-Bienal (www.ebienal.com) -, ampliando o alcance dos participantes e do potencial público leitor. A modalidade virtual vai promover debates e oficinas de forma remota, reforçando o processo de inclusão digital que o momento exige.

XIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco

A XIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco ocorreu de 1º a 12 de outubro, no Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções de Pernambuco. É o maior evento literário do Nordeste e o terceiro maior do País. Através da Lei nº 14.536/2011, foi integrado oficialmente ao Calendário de Eventos do Estado. Agora, o festival realiza a edição itinerante.

A iniciativa tem grande importância no universo do livro, da leitura e da literatura, com atividades relacionadas à fruição do conhecimento, das artes e da cultura, proporcionando estímulo ao mercado editorial e à difusão da produção literária e, ainda, incentivando a formação de novos leitores.

Neste ano, estão sendo homenageados o educador Paulo Freire, no ano do centenário de seu nascimento, e a poetisa Cida Pedrosa, vencedora do prêmio Jabuti de Livro do Ano 2020.