Gabinete do Prefeito |

Prefeito Yves Ribeiro lança o Programa Acelera Paulista

O lançamento contou com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, que prestigiaram o anúncio do vasto pacote de obras. O Acelera Paulista consiste em uma série de obras e investimentos através do aporte de mais de 170 milhões de reais

O Prefeito Yves Ribeiro, acompanhado de todo o secretariado municipal, lançou o Programa Acelera Paulista (PAP) nesta quinta-feira (09). O evento de abertura ocorreu no Armazém 10, localizado no centro da cidade. O lançamento contou com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, que prestigiaram o anúncio do vasto pacote de obras.

O Acelera Paulista consiste em uma série de obras e investimentos através do aporte de mais de 170 milhões de reais, que serão investidos na infraestrutura, saúde, políticas sociais, educação, cultura e em outras áreas importantes do município. A iniciativa visa levar Paulista de volta à rota do desenvolvimento, articulando e integrando ações do terceiro setor e do voluntariado, além de melhorar o ambiente de negócios.

"O Programa Acelera Paulista (PAP) vai transformar a cidade em um verdadeiro canteiro de obras. Serão investimentos para a educação, infraestrutura, saúde, políticas sociais, entre outros segmentos, buscando cada vez mais a melhoria de vida das pessoas. Todo dinheiro que entra na Prefeitura precisa ser zelado e respeitado. É assim que eu cobro dos secretários e assessores. Agora, o mais importante é trabalhar com transparência, gastando menos do que se arrecada", afirmou Yves Ribeiro.

Presente no lançamento, o deputado federal Raul Henry (MDB) ressaltou a conquista do município e falou sobre a necessidade do programa. "Faz tempo que eu não vejo algo tão competente como este programa de governo. Ele é completo, identifica as fontes, tem cronograma e é a garantia de uma excelente administração de Yves Ribeiro", destacou Raul Henry.

A também deputada federal Marília Arraes (PT) esteve no evento e falou sobre a importância do PAP. "Problema existe para ser resolvido. Paulista, sob o comando de Yves, venceu a burocracia, as dificuldades, e está anunciando um pacote de obras que representa emprego, desenvolvimento, para deixar a economia da cidade girando. Estou aqui hoje prestigiando esse anúncio, que com certeza vai impactar não só Paulista, mas Pernambuco", disse Marília Arraes.

"Yves é um excelente sonhador, porque consegue realizar as obras e quer o bem do povo de Paulista. Ele vai atrás dos recursos. Reafirmo meu apoio em continuar articulando com o Governo Federal e Estadual, para conseguir trazer o turismo de volta para a nossa região", afirmou o deputado estadual Guilherme Uchoa Júnior (PSC).

Também estiveram presentes na ocasião o vice-Prefeito, Dido Vieira; a Prefeita de Igarassu, Elcione Ramos; o Prefeito de Itapissuma, Zé de Irmã Teca; o presidente da Câmera dos Vereadores, vereador Édson Araújo; a vereadora Marcelly da Aquarela; o vereador Raul Silva; o vereador Eudes Farias; o vereador Vanvan; o vereador Itamar das Montanhas; o vereador Regis da União; o vereador Camelo do Seguro e o vereador Fabiano Paz.

Obras e investimentos

Entre as obras relativas à mobilidade urbana, destacam-se a duplicação da PE-01; a ligação Maranguape 1 – Maranguape 2; o anel viário ligando Paratibe e Artur Lundgren I; a pavimentação de ruas; a Operação Verão, com “tapa buracos” e recapeamento asfáltico; a implantação de ciclofaixas e outras obras.

Na área ambiental, o programa prevê obras emergenciais de contenção do avanço do mar, e a construção de muros de arrimo. Já campo do lazer e da cultura, haverá a construção do Complexo Multicultural Teatro Paulo Freire, através da reforma do local, bem como a criação do Centro Cultural Ariano Suassuna.

O conjunto de obras também prevê a construção da nova orla do Janga; a recuperação do Forte de Pau Amarelo; a construção do Parque do Mangueirão; a nova Praça Aníbal Fernandes, em Jardim Paulista; a nova Praça Emílio Russel, em Maranguape I; a implantação do Parque e da Academia da Saúde, no Janga, além de várias outras reformas.

O Acelera Paulista realizará uma série de investimentos na área comercial e do empreendedorismo. Entre os principais, estão a implantação do novo Mercado Central; a construção do Mercado de Pescados; a construção do Centro da Mulher Empreendedora; a reforma do Mercado de Jardim Paulista, do Mercado de Maranguape 1, além de outros mercados e obras.

Com um olhar especial para a área social, o pacote de investimentos anuncia a continuidade do Programa Paulista de Mãos Dadas Contra a Fome; a criação do Projeto Barriga Cheia; a criação do Centro Integrado da Pessoa com Deficiência; a criação do Programa Jovem de Olho no Futuro; um projeto de habitação para as famílias com crianças portadoras de microcefalia; a implantação do serviço de atendimento de acolhimento da pessoa em situação de rua; a criação do Conselho de Igualdade Racial, e várias outras ações.

No setor da saúde, o PAP prevê a construção de uma maternidade municipal; a construção de uma Upinha 24h; a implementação de um centro veterinário; a reabertura de PSF’s; a implantação do serviço de atendimento de acolhimento da pessoa em situação de rua, entre outras iniciativas.

Quanto aos investimentos na Educação, destacam-se a construção de duas novas escolas de tempo integral, em Maranguape 2 e no Riacho de Prata; a aquisição de um prédio para nova sede da Secretaria de Educação; a reforma de 25 escolas municipais; o novo centro de formação de professores; a distribuição de kits de materiais para professores e alunos; a distribuição de tablets para alunos da Rede Municipal e diversas outras ações.

Fotos: Danilo Brito