Turismo |

UBE Paulista outorga comenda a Yves Ribeiro, secretários e personalidades do município

A União Brasileira de Escritores (UBE), seccional Paulista, dirigida pela presidente municipal Margareth Leite, realizou na noite da última sexta-feira (03) a outorga da comenda a pessoas que se destacam em suas áreas no município. A cerimônia aconteceu no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura da Cidade do Paulista, em Maranguape I, e homenageou o Prefeito Yves Ribeiro, além de Secretários Municipais e outras personalidades.

Dentre os 18 homenageados, nove representam o Poder Executivo Municipal: o Prefeito Yves Ribeiro; a secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Kelly Tavares; o secretário de Projetos e Programas, Jorge Carreiro; o secretário de Saúde, Charles Roger; a secretária de Educação, Jaqueline Moreira; a secretária executiva da Mulher, Bianca Pinho Alves; o secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude, Sidney Valério; o secretário executivo de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude, Isaac Ramos; e o superintendente de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude, Élson Sales.

O secretário Jorge Carreiro, que foi um dos que representaram o Prefeito Yves Ribeiro na ocasião, destacou em seu discurso a importância da classe artística para o município. “No próximo dia 9 de setembro, no lançamento do Programa Acelera Paulista, entre diversas ações e obras, o Município pretende implementar um centro multicultural, com 7.200 metros quadrados de área. Vamos fazer o Centro Cultural Ariano Suassuna, que desenvolverá atividades ligadas ao audiovisual, literatura e manifestações de artes. Dentro desse espaço, vamos reconstruir o tão querido e amado Cineteatro Paulo Freire, lugar de tantas memórias afetivas e importantes apresentações culturais”, disse Jorge Carreiro.

A presidente da UBE seccional Paulista, Margareth Leite, ressaltou que um dos baluartes e fundadores da UBE, em 1958, foi o escritor Carlos de Lima Cavalcante. “Ele pensava nos direitos humanos e a ideia inicial era fazer políticas públicas para que todos tivessem oportunidades na literatura. E, atualmente, ao conceder o título de comendadores a essas pessoas, também inspiramos a importância de somar e defender cada vez mais a literatura, principalmente nos dias atuais”, afirmou Margareth Leite.

No final, houve a apresentação do Bloco Lírico Flores de Paulista.

Confira a lista completa dos homenageados

1. Yves Ribeiro, Prefeito de Paulista.

2. Jorge Carreiro, secretário de Projetos e Programas de Paulista.

3. Jaqueline Moreira, secretária de Educação de Paulista.

4. Kelly Tavares, secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos.

5. Inalda Beder Barros, representante da ONU, nas questões ambientais.

6. Kalina Yêda Cox Milani, primeira mulher piloto de avião, responsável pelos voos do Boeing 777. Morou no bairro do Janga, na cidade de Paulista.
 Atualmente, reside nos Estados Unidos.

7. Dr. Antônio Camarotti, desembargador.

8. Charles Roger, secretário de Saúde de Paulista.

9. Sidney Valério, secretário de Turismo, Cultura, Esportes, Lazer e Juventude de Paulista.

10. Joel Andrade, autor do Hino de Paulista.

11. José Francisco dos Santos, artista plástico conhecido por Santos pintando mundos.

12. Alexandre Almeida, artesão.

13. Bianca Pinho Alves, secretária executiva da Mulher de Paulista.

14. Élson André Borba Sales, músico e
superintendente de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude.

15. Isaac Ramos, secretário Executivo de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Paulista.

16. Paulo Fernando Dutra, professor e deputado estadual.

17. Evandro de Paiva Barbosa, advogado. Benfeitor de ONGs.

18. Saulo Guimarães Santos, professor e gerente da GRE Norte.