IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Turismo |

Paulista terá programação em celebração à Padroeira Nossa Senhora dos Prazeres dos Maranguapes

Festividades acontecem entre os dias 04 e 12 de setembro, com missas, setenário, romaria e procissão motorizada.

 

Iniciam neste sábado (04), na Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres dos Maranguapes, os festejos da 402ª edição da festa da Padroeira da Cidade. Neste ano, a festividade tem como tema “Sob a Vossa Proteção”. A missa solene de abertura será celebrada às 10h, na Igreja Matriz, pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Limacêdo Antônio.

 

A cerimônia de abertura também será uma solenidade em Ação de Graças pelo aniversário de 86 anos do município do Paulista. Na ocasião, cidadãos com relevantes serviços prestados à cidade serão homenageados pela Prefeitura do Paulista com a comenda Padre João Ribeiro, maior honraria da cidade.

 

“O objetivo da festa é despertar nas pessoas fé e confiança, mesmo em meio a tantas crises. Este ano escolhi a cor verde para mostrar que 2021 vai ser o ano da esperança. Esperança do fim da pandemia, esperança de dias melhores. A gente tem vivido dias de muitas dificuldades e tribulações, mas Nossa Senhora pode nos proteger com seu manto sagrado”, disse o padre Charles Araújo, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres. 

 

Entre as novidades da festa deste ano está a alteração de novenário para setenário. A diferença é que não serão nove dias de reflexão, e sim sete, em alusão aos momentos alegres relacionados à Mãe de Jesus, conforme relatos dos Evangelhos.

 

Durante esse período, serão celebradas 15 missas nos turnos da manhã e tarde, com o horário variando de acordo com o dia da semana. Às 19h30, os devotos serão convidados para participar do Setenário, presidido por um padre convidado. O rito contará com a acolhida da imagem milagrosa de Nossa Senhora dos Prazeres, meditação, adoração ao Santíssimo Sacramento e bênção da água e dos lírios. 

 

 

Romaria inédita e procissão motorizada

 

No dia 07 de setembro, será promovida a 1ª Romaria das Alegrias. A caminhada sairá às 16h, da Igreja Matriz de São Francisco de Assis, na Vila Torres Galvão, em direção à Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres. Os participantes usarão máscara e serão orientados durante todo o percurso a manter o distanciamento. 

 

No encerramento da programação, o arcebispo metropolitano, Dom Fernando Saburido, inicia as celebrações às 8h. O Padre Charles, por sua vez, conduz o ato litúrgico às 11h. No turno da tarde, a carreata com a imagem da padroeira percorrerá as principais ruas da cidade a partir das 15h. Aqueles que não acompanharem a romaria poderão participar da missa das 17h e esperar a chegada da procissão motorizada.

 

 

Cuidados e medidas de prevenção à Covid-19

 

Fiéis das sete paróquias da cidade, além do Poder Público Municipal, profissionais da saúde, educação, políticas sociais e demais setores da sociedade participaram da comemoração. Uma estrutura será montada em frente à igreja para acolher os devotos. 

 

“Nossa preocupação é com a segurança sanitária dos fiéis neste tempo de pandemia. Por isso, haverá missa em horários alternativos para receber, em especial, os idosos. A programação da noite será realizada na área externa para manter o distanciamento e evitar a transmissão e o contágio pelo novo coronavírus”, afirmou o sacerdote Charles Araújo. 

 

A Equipe de Acolhida irá aferir a temperatura e disponibilizar álcool em gel para que as pessoas possam higienizar as mãos. O uso da máscara é obrigatório.  

 

 

Transmissão online

 

As missas serão transmitidas ao vivo pelo canal Pascom Prazeres, no Youtube. A cobertura da festa também será feita através da página do Facebook Pascom Prazeres e no Instagram @pascomprazeres_


Foto: Renata Gabrielle / Pascom Nossa Senhora dos Prazeres.

Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441