Educação |

Educação de Paulista terá transmissão da programação escolar na TV Nova Nordeste (canal 22.3)

O prefeito Yves Ribeiro e a secretária de Educação de Paulista, Jaqueline Moreira, gravaram a abertura do Programa Escola em Casa, nesta terça-feira (27 de julho de 2021). A previsão é que as aulas sejam transmitidas na TV a partir da segunda semana de agosto

Atravessar as fronteiras e levar a educação a todos é um compromisso incansável para construir um futuro cada vez melhor. A Prefeitura da Cidade do Paulista, por meio da Secretaria de Educação, terá sua programação pedagógica escolar acessível a todos na tela da televisão, durante um ano. A ação inovadora faz parte do Programa Escola em Casa, promovido pela Prefeitura com transmissão da TV Nova Nordeste (canal 22.1/22.2 e 22.4). Na manhã desta terça-feira (27 de julho de 2021), o Prefeito Yves Ribeiro e a secretária de Educação de Paulista, Jaqueline Moreira, gravaram a abertura do Escola em Casa.

A atividade contou com a presença do mascote Chaminezinho, valorizando a história da cidade de uma forma lúdica para as crianças e jovens. “O mascote foi aprovado de uma forma democrática entre os alunos, nas mídias sociais, e foi muito bem aceito na comunidade escolar”, declarou a secretária de Educação.

As aulas estão previstas para serem exibidas na televisão a partir da segunda semana de agosto, em dois turnos (manhã e tarde), atendendo a educação infantil, o ensino fundamental do primeiro ao segundo ano, e EJA nas fases 1 e 2.

A programação contempla as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Ciências Naturais, conteúdos lúdicos e atividades laborais, prezando pela saúde e pelo bem-estar dos estudantes. Pensando na acessibilidade, a tela da TV também terá um intérprete de libras.

“Esse é um passo importante que nós estamos dando, através da TV, abrindo as janelas para todos os estudantes e suas famílias”, disse o Prefeito Yves Ribeiro.

Para que a iniciativa aconteça, a secretaria de Educação conta com uma equipe dinâmica composta por 30 profissionais, entre professores, intérpretes de libras, coordenadores técnicos e funcionários da TV Nova Nordeste.

Participação das famílias

Com a universalidade do ensino, a facilidade para estudar será uma aliada para todos, inclusive para os pais. Os familiares vão ter a oportunidade de também aprender, e para quem nunca teve essa chance, o ensino chegará no momento propício.

A coordenadora do Programa Escola em Casa, Suzana Queiroz, disse que a parceria é fantástica e que vai aproximar muito os pais na formação dos filhos. “Os familiares serão convidados a fazer parte da interação das aulas lúdicas, enviando fotografia, imagens e textos, para que a gente faça um projeto educativo e transformador, nessa amplitude de acesso com a televisão como meio pedagógico”, afirmou.

Mascote pela comunidade escolar

A memória é um bem precioso e fazer esse resgate faz rejuvenescer ainda mais a cultura local. A secretaria de Educação realizou uma eleição online, por meio de mídia social, para escolher o mascote. A votação ocorreu entre dois candidatos: Chaminezinho e Maria Farinha. Com oito mil votos virtuais, o Chaminezinho foi escolhido e agora faz parte de toda a programação pedagógica no município.

Fotos: Gerson Nascimento.

Observação: Na gravação, os participantes respeitaram as medidas sanitárias. Somente os entrevistados, que estavam dentro do estúdio na hora da filmagem, retiraram a máscara.