Saúde |

Paulista aguarda chegada da CoronaVac para aplicação da segunda dose e segue imunizando com a AstraZeneca

Diante da falta da CoronaVac no município, a Secretaria de Saúde aguarda a chegada de novos lotes da vacina. A aplicação da AstraZeneca continua sendo administrada para os grupos pertencentes à etapa atual da vacinação

Desde o início da vacinação, Paulista segue com o compromisso de imunizar a população de acordo com as etapas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Contudo, em decorrência da falta do imunizante CoronaVac no município, a Secretaria de Saúde aguarda a chegada de novos lotes para dar continuidade à imunização dos idosos acima de 60 anos que aguardam receber a segunda dose da CoronaVac. Na última sexta-feira (14), cerca de 2.600 doses da CoronaVac chegaram no município. Todas as doses foram administradas no mesmo dia.

Na última sexta-feira (14), também foi aberto agendamento para imunização de gestantes e puérperas. Houve um mutirão de vacinação no último sábado (15), das 9h às 13h, no pátio da Igreja Nossa Senhora do Ó. A vacina utilizada foi a da Pfizer. Os imunizantes foram remanejados através da articulação da Secretaria de Saúde do Paulista com o PNI estadual e a Prefeitura de Olinda.

Nesta segunda-feira (17), a administração da segunda dose continua para aqueles que receberam o imunizante da Oxford/AstraZeneca e completaram 90 dias da primeira imunização. Essas pessoas já podem se dirigir a qualquer um dos pontos de vacinação para receber a segunda aplicação, sem necessidade de agendamento. É necessário apenas estar com cartão de vacinação e documento de identidade em mãos no dia, hora e local agendados.

O imunizante da AstraZeneca também está sendo utilizado na administração da primeira dose nos grupos pertencentes à etapa atual da vacinação:

• Profissionais de saúde

• Idosos acima de 60 anos

• Grupos com comorbidades de 18 a 59 anos (Pessoas transplantadas de órgãos sólidos ou medula óssea; Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise); Obesidade mórbida; Pessoas com Síndrome de Down; Pessoas vivendo com HIV)

• Pessoas com comorbidades entre 55 e 59 anos (Diabetes mellitus, Pneumopatias Crônicas graves, Hipertensão arterial resistentes e nos estágios 1, 2 e 3 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade, Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronárias, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da aorta, dos grandes vasos e fissuras arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênitas no adulto, Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, Doenças cerebrovascular, Imunossuprimidos, Pacientes oncológicos com tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses, Hemoglobinopatia grave, Cirrose hepática)

Esses grupos precisam realizar agendamento através do site www.agendamentovacinapaulista.com.br ou através do aplicativo Cidadão Digital, disponível para download em dispositivos Android na página inicial do site. Além disso, também precisam estar com um laudo médico comprovando a comorbidade na hora de receber a vacina.

Confira os locais de vacinação para a aplicação do imunizante de Oxford/AstraZeneca.  O funcionamento é das 9h00 às 16h00:

• Centro Administrativo

Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222 - Maranguape I

• Drive-Thru da Aurora

Rua da Aurora - Centro

• Clube Municipal de Paratibe

Rua Dr. José Mariano, s/n - Paratibe

• Igreja de Nossa Senhora de Ó.

Avenida Dr. José Cláudio Gueiros leite, 7113

• FASUP