IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Saúde |

Paulista amplia ações de combate à leptospirose no município

As atividades são realizadas pela Secretaria de Saúde e tem o objetivo de prevenir casos de leptospirose e controlar a população dos animais transmissores. A população pode solicitar o serviço de desratização nos canais por meio do e-mail vigilanciapaulista@gmail.com


Imagem meramente ilustrativa. Arte: Divulgação.


A Secretaria de Saúde do Paulista segue no combate à leptospirose na cidade. As atividades são coordenadas pela Diretoria de Vigilância Ambiental e está promovendo ações de desratização nos canais do município, que após passarem por limpeza, dentro das ações da Operação Inverno 2021, recebem a aplicação de raticida. A ministração de raticida visa prevenir casos de leptospirose e controlar a população dos animais transmissores - ratos e camundongos são os principais -, sobretudo pela proximidade do período chuvoso em nossa cidade. 


Os profissionais que atuam na linha de frente passaram por capacitações e trabalham com EPIs, máscaras, luvas e botas, a fim de proteger a saúde do trabalhador. Em média são utilizados 60 kg de raticida por ação. A população pode solicitar o serviço de desratização nos canais por meio do e-mail vigilanciapaulista@gmail.com


Com pequenas mudanças de hábitos, podemos evitar a proliferação de ratos, baratas e escorpiões em locais públicos. É preciso que a população também faça sua parte e descarte corretamente o lixo, sempre próximo da hora da passagem do caminhão de coleta. A medida reduzirá o descarte irregular de lixo, tornando o ambiente mais limpo e saudável para a população. 


Como se pega e quais os sintomas da Leptospirose?

A leptospirose é uma infecção aguda, causada por bactéria Leptospira, que pode ter como sintomas febre alta, mal-estar, dor muscular, olhos vermelhos, tosse, cansaço, náuseas, diarreia, manchas vermelhas no corpo e meningite. O contágio se dá pelo contato direto com a urina dos animais infectados ou pela exposição à água contaminada pela Leptospira, que penetra no organismo através das mucosas e da pele íntegra ou com pequenos ferimentos, e dissemina-se na corrente sanguínea.

Acompanhe as dicas do Ministério da Saúde

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441