Políticas Sociais |

Políticas Sociais de Paulista realiza busca ativa a idosos beneficiários do BPC, sem inscrição no CADúnico

A equipe responsável pelo Cadastro Único obteve uma relação do INSS de aproximadamente 500 beneficiários que ainda não estão na base do Cadastro Único.

A Prefeitura do Paulista segue trabalhando para garantir políticas públicas aos munícipes, sobretudo aos cidadãos mais vulneráveis. Para isso, a Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos do município está realizando uma busca ativa dos idosos acima de 80 anos que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e que não estão na base de dados do CadÚnico. A equipe do Cadastro Único do Paulista obteve do INSS uma lista com aproximadamente 500 beneficiários da LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social), que ainda não estão na base do Cadastro Único.

Neste mês de fevereiro, a prioridade da busca ativa são as pessoas portadoras de deficiência, maiores de 80 anos. Uma equipe da Secretaria iniciou a busca nos bairros de Maranguape 1 e 2, Nobre e Engenho Maranguape. Toda família beneficiária ou requerente do BPC precisa estar na base do CadÚnico.

É importante lembrar que o indivíduo que não estiver na base do CAD, poderá ter seu benefício bloqueado ou suspenso. Por esse motivo, a Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos do município segue realizando esse trabalho de busca ativa  para que os cidadãos possam ter acesso aos seus direitos..

Como se inscrever no CadÚnico?

Para regularizar o cadastro ou ser incluído na base municipal, é necessário se dirigir a um dos 6 unidades do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do município. É necessário apresentar todos os documentos civis originais, sendo obrigatório o CPF, independente da idade. Também é importante apresentar o comprovante de residência.