Saúde |

Prefeitura de Paulista realiza grande ação de prevenção às arboviroses

A Secretaria de Saúde do município, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde e através da Diretoria de Vigilância Ambiental, segue reforçando a importância de manter os ambientes limpos e secos, evitando focos de proliferação

Na manhã da última terça-feira (09), uma equipe  da Secretaria de Saúde atendeu diversas denúncias para conter a proliferação de focos do Aedes Aegypti em alguns locais da cidade.

A ação ocorreu devido ao acúmulo de água em vasos de plantas, calhas, telhas, caixas d'água e outros lugares que facilitam a reprodução do mosquito.

Os bairros da Aurora e Jardim Paulista tiveram essa vistoria realizada e os moradores dos locais notificados foram instruídos a limpar o ambiente. Houve aplicação do larvicida e distribuição de capas protetoras para tonéis e caixas d’água. Além dessas moradias,  a Construtora Carrilho, localizada no bairro Aurora, recebeu a visita dos profissionais, que esclareceram aos responsáveis do local a melhor forma de mantê-lo limpo.

Como evitar a reprodução do Aedes Aegypti

O combate ao Aedes Aegypti é um dever de todo cidadão. É importante lembrar que o mosquito da dengue também transmite chikungunya e o vírus zika. Para evitar focos e criadouros siga as instruções:

•  Tampe os tonéis e caixas d’água;

•  Mantenha as calhas sempre limpas;

•  Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

•  Mantenha lixeiras bem tampadas;

•  Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

•  Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

•  Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

•  Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas;

•  Limpe ralos e canaletas externas;

•  Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;

Denúncia de focos

Ao detectar focos do mosquito em terrenos baldios, lixos acumulados na rua e até em residências trancadas, e houver dificuldade na remoção, o munícipe deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde do município de Paulista ou o Agente de Endemias mais próximo do seu bairro para remover os possíveis criadouros.