Saúde |

Paulista intensifica exames preventivos de mamografia: Confira a programação da próxima semana

São realizados 80 exames gratuitos em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos

O exame do câncer de mama é essencial para prevenir e detectar a presença de anomalias na mama. Por esta razão, a Secretaria de Saúde do Paulista intensifica o programa “Amigo do Peito", que atende mulheres de forma gratuita no município. Na manhã desta sexta-feira (22), a unidade móvel da campanha esteve na Unidade de Saúde da Família de Conceição I, bairro de Maria Farinha. Os exames são gratuitos e atendem mulheres a partir dos 50 anos.

A técnica de enfermagem da USF, Nelma Chalegre destacou a importância dessa campanha na luta contra o câncer de mama e a qualidade dos equipamentos utilizados na realização dos exames. “Nós atendemos mulheres que, talvez, não teriam acesso a este tipo de exame por deficiência financeira. A parceria com a Prefeitura traz essa possibilidade de forma gratuita para que elas possam se prevenir.”

A moradora do bairro de Conceição I, Dona Maria Rosinalda foi uma das mulheres atendidas nesta manhã. A paciente informou que faz os exames regularmente graças a gratuidade do programa e que sente-se muito privilegiada por ter essa oportunidade. “É a terceira vez que faço mamografia. Sou muito grata ao programa que traz o mamamóvel para perto de mim e me permite se cuidar.”

O programa disponibiliza senhas pela manhã e à tarde. As mulheres precisam trazer RG e cartão do SUS. “Dentro do mamamóvel utilizamos aparelhos de ponta que atuam no rastreamento do câncer de mama. É essencial que as mulheres entendam a importância deste exame para se tratar de forma precoce caso o exame teste positivo.“ disse a superintendente de políticas estratégicas, Kassia Tavares.

Agenda

A próxima ação do mamamóvel estará nesta segunda-feira (25) disponível na Rua do Comercio s/n - Jaguarana, a partir das 8h até às 17h.