Saúde |

Como manter a mente saudável no atual cenário de pandemia

A coordenação de saúde mental do município listou dicas para prevenção dos transtornos psicossociais

Os aumentos dos casos de transtornos mentais são consideráveis a cada ano. Segundo dados atualizados da OMS (Organização Mundial de Saúde) o Brasil é o país mais ansioso do mundo, e o quinto mais depressivo. Devido às dificuldades em gerenciar e reconhecer momentos de estresse e apreensão, algumas pessoas não são diagnosticadas e consequentemente não são tratadas da forma correta.

Em função disso, a Prefeitura da Cidade do Paulista vem realizando atividades referentes à campanha do Janeiro Branco para promover o cuidado com a saúde mental e emocional da população. As ações serão realizadas até o fim do mês, dando assistência às pessoas com necessidades de tratamento e cuidados específicos, realizando auto exames de saúde mental, prevenção de riscos psicossociais dentre outras atividades.

Como manter a saúde mental?

A principal forma de prevenção é o autoconhecimento. Pensando nisso, o Psicólogo e Coordenador de Saúde Mental do município, Eduardo Jorge, listou algumas dicas e recomendações para manter a saúde mental em dia:

1. Consciência crítica;

2. Identificar comportamentos viciosos que deterioram sua saúde mental;

3. Desacelerar;

4. Ter práticas saudáveis no dia a dia;

5. Saber lidar com estresse;

6. Não se comparar;

7. Entender que nem tudo está sob seu controle.

Onde procurar ajuda?

Quem precisa de atendimento gratuito referente à saúde mental em Paulista, pode procurar os equipamentos da rede pública municipal. A rede conta com Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que atuam no auxílio dos casos de transtornos mentais severos. Já as UBS (Unidade Básica de Saúde) atendem os pacientes com casos menos complexos. Na cidade temos também as Policlínicas que possuem psicoterapeutas que atuam em casos já pré-definidos pelos psicólogos das UBS.

Mais informações:

E-mail: paulistacapsad@gmail.com