IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Saúde |

Janeiro Branco: Prefeitura do Paulista realiza Ações Terapêuticas para promoção de Saúde Mental

Em tempos de pandemia, é fundamental estarmos atentos ao nosso bem-estar emocional. A campanha Janeiro Branco surgiu neste mês para falar sobre a importância da construção de uma cultura da Saúde Mental


Com o intuito da promoção à Saúde do Trabalhador em tempos de  Covid-19, as equipes do Núcleo Ampliado à Saúde da Família (NASF-AB) estão desenvolvendo no município do Paulista ações com o tema: Cuidando do Cuidador, por meio das Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS) no SUS. 


As práticas garantem a diminuição do estresse, ansiedade, liberação dos pontos de tensão e momentos de trocas de saberes, para forma a fortalecer o cuidado integral do trabalhador, que refletirá em um cuidado melhor para a população. 

 

Uma das técnicas utilizadas é a ventosaterapia, que consiste no alívio de tensões e dores musculares, feito com o uso de ventosas, capaz de estimular a circulação sanguínea e combater doenças, além de tratar o indivíduo de forma global e melhorar o estado de saúde emocional dando mais equilíbrio aos pacientes. Hoje é uma terapia conhecida em diversos países do mundo. 


As unidades estão acontecendo nos seguintes locais:


Nasf 1- End.: Rua da resistência, S/N Arthur Lundgren II Baixo. (Próximo ao bar da charque).


Nasf 3 - USF Integrada Nossa Senhora dos Prazeres 1 e 2. End.: AV. A, s/n, Maranguape 2.


Nasf 4 - Usf São Pedro. End: Rua lagoa dos gatos, s/n. Referência: Antiga praça, em frente ao 501.



Os equipamentos de saúde mental oferecidos pelo município são três Residências Terapêuticas, que são casas de acolhimento para pacientes que passaram um tempo internados em hospitais psiquiátricos. Bem como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps)

 


 

O que os dados nos mostram sobre saúde mental


Os problemas de saúde mental são considerados a nova pandemia. A ansiedade, o estresse e a depressão passaram a ser vistas em pessoas próximas e distantes. Os dados mostram o aumento de casos no Brasil. São pessoas que precisam de ajuda e podem estar ao nosso lado – seja um vizinho, alguém do trabalho, um parente ou uma pessoa que está em alguma das suas redes sociais. Aliás, o uso excessivo delas também contribui para as pessoas se sentirem bem ou não. 

Promover a saúde mental e o bem-estar é parte  ODS 3 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável), da Fundação das Nações Unidas.. Atualmente temos uma necessidade coletiva de enfrentar os problemas de saúde que vão além do nosso corpo e afetam a vida pessoal e profissional. No ambiente de trabalho estão os maiores índices de problemas de saúde mental, influenciando também nas taxas crescentes de suicídio no Brasil (o que alterou a redação desta meta global).


Conheça as unidades de tratamento de Saúde Mental em Paulista:


  • CAPS III Tereza Noronha 

         AV. Presidente Costa e Silva, 421, Pau Amarelo. 

         Fone: (81) 99981-0911.

 

  • CAPS ad Eliane Maria José de Aguiar 

        AV. Antônio Cabral de Souza, 825 - Maranguape I, PE22. 

        Fone: (81) 99877-6109. E-mail: paulistacapsad@gmail.com

 

  • NASA - Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente (será trasnformado em Caps)

Políclinica Severino Josino Guerra - Praça Emílio Russel, Maranguape I. Fone: (81) 3438-0066

 


Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441