Políticas Sociais |

Paulista está muito melhor na Assistência Social

O ano de 2020, mesmo diante da pandemia que ainda assola todo o mundo, foi bastante produtivo quando se trata das políticas públicas desenvolvidas no município do Paulista. A gestão do prefeito Junior Matuto seguiu fazendo um papel importante, através da Secretaria de Políticas Sociais e Esportes (SPSE), que continuou promovendo ações, projetos e programas, contemplando crianças, adolescentes, adultos e idosos de diversas localidades.

Um dos destaques da pasta esse ano, sem dúvidas, foi à aquisição do Programa MOB-SUAS, onde equipes multidisciplinares e usuários referenciados à rede de proteção social básica e especial integrante do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, estão sendo transportados. O micro ônibus é equipado com dispositivo para transposição de fronteira, do tipo poltrona móvel (DPM), para embarque e desembarque de pessoa com deficiência, ou com mobilidade reduzida, que permite realizar o deslocamento de uma, ou mais poltronas, do salão de passageiros, do exterior do veículo, ao nível do piso interno. Facilitando o deslocamento das Equipes para Execução dos serviços do SUAS.

O Programa Criança Feliz deu continuidade ao trabalho focado na primeira infância do Paulista. Com a meta de atendimento inicial ampliada de 600 para mil, a iniciativa já pactuou 918 famílias do município. Atendendo desde gestantes a crianças de até seis anos, além de buscar promover o desenvolvimento integral delas, fortalecendo os vínculos familiares. Na Casa das Juventudes e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, esse ano, os trabalhos foram realizados virtualmente, com atividades artísticas, culturais e esportivas.

Já o Programa Direito e Cidadania, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Políticas Sociais e Esportes do Paulista e a Editora Paulus, seguiu com a distribuição de kits de livros pedagógicos e jogos educativos para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Cidade. A iniciativa auxilia no desenvolvimento do aprendizado das crianças e dos adolescentes, entre 7 e 17 anos.

O ano de 2020 também levou para perto do público diversos serviços de cultura, lazer, assistência e cidadania, como o Viva Orla, Cras nas Comunidades e Cidadania e Movimento Social. Essas ações beneficiaram, só neste ano, cerca de quatro mil pessoas, com serviços de atualização do CadÚnico, Bolsa Família, 2ª via de Registro de Nascimento, orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), e sobre a inclusão no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Já para os idosos, foram emitidas Carteira de Livre acesso e Carteira Interestadual do Idoso.

De acordo com Mércia Falconeri, secretária de Políticas Sociais e Esportes do Paulista, mesmo com alguns serviços prejudicados, por conta da pandemia, a Secretaria desempenhou um papel importante na cidade. “Houve um aumento nos atendimentos das áreas de benefícios eventuais, onde entregamos cestas básicas, álcool em gel e máscaras. Além do auxílio emergencial para algumas categorias que estavam desassistidas como, os músicos, artesãos e motoristas de transporte escolar. As visitas nas comunidades e atuação dos programas também continuaram. Ou seja, mesmo com a covid-19, nós conseguimos nos adequar e não deixamos de prestar assistência ao nosso público”, finalizou.