Gabinete do Prefeito |

“Paulista está muito melhor”, afirma o prefeito Junior Matuto

Depois de cumprir dois mandatos consecutivos de prefeito do Paulista, eleito em 2012 e reeleito em 2016, Junior Matuto determinou aos colaboradores e secretários que deixem tudo organizado “com a roda rodando” para garantir que a população não sofra com a descontinuidade de serviços, da forma que encontrou quando assumiu a gestão em 2013. “não quero que os moradores também sintam as dificuldades que sentiram durante seus dois afastamentos recentes, julho e outubro/2020, quando o vice-prefeito assumiu e demitiu todos os cargos comissionados, provocando interrupção em diversos programas e serviços.

“Estou deixando uma gestão com equilíbrio financeiro e uma cidade muito melhor do que a que encontrei. Conseguimos destravar obras estruturadoras importantes como a contenção do avanço do mar, a duplicação da PE-01 e da Ponte do Janga, o novo Mercado de Paratibe, 120 ruas pavimentadas, a exemplo da Estados Unidos e Benjamim, 15 unidades de Saúde novas e climatizadas, 49 unidades reformadas, entregamos ainda o Ecoparque das Paineiras, implantamos programas importantes como o Remédio em Casa, Olhar Paulista, Mais Visão, Mais Mulher, Saúde nos Bairros, Cuidar Primeira Infância, Virando o Jogo, Crack é Possível Vencer, Paulista Conectada, instalamos 66 câmaras de vídeo monitoramento e iluminamos mas de 40% da cidade com lâmpadas de LED. Não vamos afirmar que resolvemos todos os problemas, mas vamos garantir que nunca se fez tanto em Paulista como na nossa gestão. Isto é fato”.

Junior Matuto lembra ainda que pegou a cidade com problemas na educação, apontada pela revista Veja como o quarto pior IDEB do Brasil, 2,9. Hoje, entrega a educação municipal com um índice de aproveitamento igual ao do Recife. Outra situação delicada, foi a previdência que em 2013 tinha um déficit atuarial de mais de 2 bilhões, com 1.200 aposentados e pensionistas. Deixa hoje a previdência com 1.800 beneficiários e 90% de diminuição do déficit, com um aporte financeiro de 150 milhões de reais ao longo dos últimos anos. Segundo Junior, dois pilares importantes nortearam sua gestão ao longo destes oito anos: a eficiência de captar recursos, firmando parcerias importantes e a capacidade de execução das obras.

“Nós conseguimos tirar do papel obras emblemáticas que nunca ninguém teve coragem ou o interesse de tomar a decisão política e fazer, a exemplo da contenção do avanço do mar com o Bag Wall, a inversão do trânsito, recuperamos o calçadão do Janga, transformando orla naquele trecho em um local de convivência e lazer para os moradores e turistas. Tudo isto, graças a nossa capacidade de captar recursos e de executar as obras. Temos consciência que estamos deixando uma cidade muito melhor. Saio da cadeira de prefeito com a cabeça erguida e com a certeza do dever cumprido, com o coração cheio de gratidão a todos os nossos colaboradores efetivos, comissionados, terceirizados que se dedicaram a fazer o bem para melhorar a vida das pessoas. Gratidão principalmente ao povo de Paulista que por duas vezes me conferiu a honra de ser prefeito da cidade que amo. Estou deixando o cargo, mas vou continuar na luta por uma Paulista cada vez melhor. Deus esteja conosco”.