Educação |

Paulista será a primeira cidade a universalizar internet aos alunos da rede municipal

O município do Paulista, na Região Metropolitana do Recife, será a primeira cidade a universalizar o acesso à internet para quase vinte mil estudantes da rede municipal de ensino, através do Programa Novas Conexões – Bases para a Escola do Futuro,

O programa, lançado nesta sexta-feira (28.08) visa ampliar os canais de comunicação e criar condições para professores e alunos executarem as atividades remotas durante este período de aulas suspensas presenciais por conta da pandemia do Coronavírus.

Os cerca de 1.400 professores também foram contemplados com a distribuição de um Chrome Books, um computador pessoal que vai ajudá-los no planejamento e execução das atividades remotas.

“O professor já está acostumado a enfrentar desafios em sala de aula. E com a pandemia isso veio de uma forma abrupta. Então esse projeto Novas Conexões veio para ajudar tanto os professores como os alunos. Nós não nascemos sabendo e acredito que vamos superar e todos nós temos que nos adaptar e que isso tudo vai passar”, disse Sílvia Tavares, professora da Escola Municipal Irmã Assunta, um das que recebeu o computador.

“Será um modelo híbrido com material pedagógico e aulas online. Nós vamos disponibilizar um aplicativo para cada aluno, onde eles poderão realizar as pesquisas e assistir as aulas.  Os conteúdos serão divididos para os Anos Iniciais, Finais e o EJA. Em relação às aulas remotas, nós vamos conversar com o Sindicato dos Professores para avaliarmos a melhor forma de cumprirmos a carga horária estabelecida”, enfatizou o secretário de Educação Carlos Júnior.

“Nós estamos lançando um projeto pioneiro em Pernambuco. A internet é uma realidade na vida das pessoas. Esse projeto foi idealizado com todos aqueles que fazem a nossa Educação para que o aluno tenha acesso aos conteúdos e as aulas. Isso é um passo para o futuro para as próximas gerações”, disse o prefeito do Paulista Junior Matuto.

O Programa Novas Conexões Paulista será implantado na rede municipal através de etapas: como ações formativas sistemáticas e direcionadas; acesso à internet aos professores e alunos; distribuição de material pedagógico impresso; criação do Portal da Educação do Paulista e lançamento do aplicativo Família Conectada. O lançamento do Programa Novas Conexões Paulista aconteceu, no auditório do Centro Administrativo, em Maranguape I.