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Publicada em: 01/07/2020 - Educação
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Educação do Paulista aplica pesquisa com famílias e alunos para mapear o acesso à internet e adequar ensino online

Com o objetivo de realizar um

mapeamento e traçar um panorama sobre a situação das famílias dos alunos da

rede municipal quanto ao acesso à Internet, a Secretaria de Educação do

Paulista realizou uma pesquisa online para nortear a produção das atividades remotas

direcionadas aos estudantes que estão com as aulas presenciais suspensas como

forma de evitar a propagação do novo Coronavírus.

Durante a pesquisa que foi

realizada em junho, os pais ou responsáveis responderam sobre os recursos

tecnológicos (smartphone, computador ou notebook e tablet) utilizados pelos

estudantes para realizar os exercícios, acesso à Internet e o acompanhamento

das atividades online.

O resultado da pesquisa apontou

que 62,4 % das famílias possuem smartphone (3.130 pessoas); 5,5% possuem

computador ou notebook; 3,4% possuem tablet e 28,6% não possuem recursos

tecnológicos. No tópico internet, 3.195 famílias responderam que têm em casa

acesso à internet banda larga; 754 famílias possuem internet 4G no celular e

924 famílias não têm acesso à internet.

Sobre as atividades online

disponibilizadas aos estudantes, os pais ou responsáveis informaram que os

alunos realizaram as atividades em casa (3.619 famílias) e 4.446 famílias

aprovaram a entrega dos blocos de atividades impresso, que foram distribuídos

junto ao kit merenda.

Em relação ao acompanhamento nas

atividades remotas 4.054 das famílias, (83,1%) responderam que estão preparadas

para acompanhar os filhos nos exercícios escolares; 36,2% disseram que podem

reservar até uma hora; 28,5% podem dedicar até 2 horas, enquanto 35,3 % mais de

duas horas para acompanhar as atividades escolares de seus filhos.

“ O que buscamos com a pesquisa

foi verificar as famílias que são excluídas digitalmente, observar de que forma

os pais estão acompanhando os seus filhos nas atividades em casa e o nível de

adesão e de engajamento nas atividades físicas, preenchendo as tarefas dos

blocos de exercícios e nas atividades conectadas. É muito importante entender

como as famílias estão vivendo nesse contexto de pandemia da Convid -19. Nós

observamos que grande parte das famílias só possuem smartphone e isso é um

fator limitante para o aprendizado do estudante porque nem todos têm computador

em casa. Com isso concluímos que precisamos pensar em outras formas para desenvolver

as atividades remotas para que não dependam exclusivamente da tecnologia”,

destacou o secretário de Educação Carlos Júnior.

























Dentro de um universo de 16 mil

famílias dos estudantes da rede municipal de ensino, a pesquisa online usou

como amostragem 4.878 famílias. A mesma consulta será realizada com os docentes

da rede municipal, os resultados devem ser divulgados na próxima semana.

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