Segurança e Mobilidade |

Fim de semana de fiscalização nas praias do Paulista

Previstas para serem liberadas a partir desta segunda-feira (22.06), as praias do Paulista foram fiscalizadas neste fim de semana por equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal e Polícia Militar. Os profissionais percorreram os 14 km do litoral da cidade para monitorar os trechos mais frequentados por banhistas.

Durante a ação, a equipe chegou a flagrar algumas pessoas no mar e realizou abordagens para sensibilizar quanto à proibição expressa no decreto municipal. Sem dificuldade, os banhistas entenderam as recomendações e deixaram a praia. A fiscalização também contemplou uma marina e o acesso a balsa no Rio Timbó.

Os servidores municipais e da PM também aproveitaram a oportunidade para distribuir máscaras às pessoas que estavam sem o adereço que hoje é obrigatório por ser considerado essencial na proteção contra o novo Coronavírus. A ação foi considerada muito positiva pelo coordenador do trabalho, Laurindo Vesceslau.

“Encontramos apenas duas famílias que estavam tomando banho no mar, mas assim que chegamos, abordamos, sensibilizamos e eles deixaram a praia. A questão das máscaras também foi muito tranquila. Só distribuímos duas ou três. Estamos percebendo que as pessoas estão respeitando essa orientação de saúde. Diante disso tudo, nosso saldo foi bem positivo neste fim de semana”, destacou Laurindo, que atua na Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil.

DECISÃO - Apesar do Decreto do Governo do Estado que permite o acesso da população aos parques e praias já a partir deste sábado (20.06), o prefeito do Paulista, Junior Matuto, decidiu que vai adiar a reabertura destes espaços públicos nesta segunda-feira (22.06). A medida visa organizar ações educativas e com distribuição de máscaras em pontos estratégicos, como também montar um monitoramento através do grupo de trabalho que já atua na fiscalização para inibir aglomerações.

A ação vai acontecer na entrada dos principais parques e praças, onde serão distribuídos máscaras e álcool em gel, além de uma atuação educativa para que as pessoas mantenham uma distância segura, evitando assim a circulação do vírus. Já ao longo dos 14 km do litoral, uma equipe da guarda municipal vai atuar junto à Polícia Militar, evitando que os banhistas também se aglomerem ou descumpram as normas sanitárias.