Direitos e Saúde da Mulher |

No Paulista, costureiras dos grupos produtivos são contempladas com cestas básicas

No Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR), uma ação integrada envolvendo a Sec. Executiva de Políticas para as Mulheres e a Secretaria de Políticas Sociais e Esportes resultou, nesta quinta-feira (18), na entrega de cestas básicas para as costureiras dos grupos produtivos assistidas pelo município.

A doação realizada em uma instituição na Rua Orobó, em Arthur Lundgren I, vai ajudar no sustento das profissionais deste segmento, que devido à pandemia do novo coronavírus, sofreram impactos negativos no faturamento mensal. O recurso financeiro utilizado na aquisição das cestas é oriundo do Governo do Estado com contrapartida do município.

“A renda mensal das costureiras e artesãs do nosso município diminuiu muito neste período de pandemia. As profissionais estão sentindo certa dificuldade para comercializar seus produtos e garantir a renda mensal das famílias. Daí surgiu à ideia da doação das cestas, uma iniciativa pensada pela gestão municipal para dar o suporte necessário a elas até que a normalidade seja reestabelecida”, explicou Socorro Silva, secretária executiva de Políticas para as Mulheres do Paulista.

A costureira, Maria de Fátima Dias das Neves, 63 anos, faz parte dos grupos produtivos assistidos pelo município desde 2016. Contemplada com uma cesta básica, a profissional agradeceu o auxílio que a Prefeitura está dando neste momento ao segmento.

“Neste momento toda ajuda é importante. Consigo ajudar meu marido nas despesas domésticas com o trocado que tiro na costura, mas devido ao isolamento, está mais difícil comercializar meus produtos. Agradecer primeiro a Deus e depois a quem se sensibilizou com a nossa situação”, concluiu.