Saúde |

Saúde do Paulista lança aplicativo para monitorar pacientes suspeitos de Coronavírus

A Secretaria de Saúde do Paulista lança nesta terça-feira (31.03) um aplicativo de celular para monitorar de forma remota os pacientes com suspeita de contágio do novo Coronavírus no município. O App Monitore Paulista COVID19, que inicialmente estará disponível para sistema Android, vai ser utilizado como mais um canal de integração entre a Saúde municipal e o usuário, garantindo que o paciente tenha um acompanhamento diário, sem precisar se deslocar até a unidade de saúde. A ferramenta surge num momento muito oportuno, uma vez que a tendência é de aumento no número de casos da Covid-19 em todo País.

Para ter acesso ao aplicativo, o usuário terá duas portas de entrada: através da unidade de saúde, depois que for atendido, ou mesmo baixando o aplicativo nesse botão (CLIQUE AQUI). Não use o Google Chrome para fazer o download. Faça opção por outro navegador. Ao acessar, o paciente responde o questionário inicial e a partir das informações prestadas passa a ser ou não acompanhado pelo App, que estará disponível em breve para sistema iOS. O pré-requisito principal é ser morador do Paulista, como explica a secretária municipal de Saúde, Fabiana Bernart.

“Quando o paciente baixa o nosso aplicativo, ele responde um questionário para se cadastrar. A partir deste momento, todo nosso esquema de retaguarda que já está montado, com atendentes ligadas ao sistema do aplicativo, fará uma triagem, classificando o paciente a partir do estado de saúde dele, com classificação de risco por cores – verde, amarelo, laranja e vermelho. O usuário classificado como verde, será monitorado a distância. A medida em que acontecerem mudança de sintomas, informado pelo próprio paciente, através do questionário que ele vai responder diariamente, a equipe de monitoramento irá informando qual o procedimento que deverá adotar, como ficar em isolamento ou se dirigir a um hospital de referência”, explicou Bernart.

O Monitore Paulista COVID19 foi construído com a orientação de técnicos da Fiocruz e funcionará em Paulista, contando com 06 atendentes na retaguarda, acompanhando por telefone e no sistema online, a evolução clínica de cada usuário cadastrado. Outro ponto importante deste App é que ele mapeia onde os usuários estão. Isso facilita do trabalho da gestão, com uma ação ainda mais efetiva naquela região.