Saúde |

Paulista antecipa Campanha de Vacinação contra a Gripe

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Saúde do Paulista anunciou que vai antecipar, para o dia 23 de março (segunda-feira), o início da Campanha de Vacinação contra a gripe na cidade. A abertura contará com a imunização dos grupos prioritários, compostos por idosos (a partir dos 60 anos) e profissionais da saúde, e vai até o dia 23 de maio.

Devido à situação em que o município se encontra, uma estratégia diferenciada será montada para o atendimento desses usuários, que serão recebidos por equipes capacitadas, evitando aglomeração e qualquer tipo de transtorno. A iniciativa também vai ajudar em um futuro diagnóstico dessas pessoas, que se encontram no grupo de risco da COVID-19, mas que já foram imunizadas contra o H1N1.

Na segunda etapa, que acontece no dia 16 de abril, a vacinação será para professores de escolas públicas e privadas; profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Já a terceira fase, que será realizada no dia 09 de maio, será destinada às gestantes; crianças na faixa etária entre seis meses e menores de seis anos de idade; puérperas; povos indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e adultos entre 55 e 59 anos de idade.

Vale ressaltar que a vacina contra a gripe, não imuniza contra o novo coronavírus. A imunização será realizada nas 55 unidades de saúde, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. A estimativa da gestão municipal é vacinar pelo menos 90% do público prioritário da cidade.