Educação |

Alunos aprendem sobre educação para um trânsito mais seguro no Paulista

Dentro das atividades educativas desenvolvidas pelo Projeto Professor Amigo do Trânsito, os alunos da Escola Municipal Miguel Arraes de Alencar, no Janga, em Paulista, assistiram a uma palestra com a equipe da Operação Lei Seca, na manhã desta quarta-feira (11.03).

Durante a ação, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre direção segura, a importância do uso dos equipamentos de segurança, os riscos causados pelo uso da bebida alcoólica na direção e como é feito o teste do bafômetro. Além de ouvir histórias de pessoas que foram vítimas de acidentes de trânsito.

É o caso de Carlos Maciel. O depoimento dele causou comoção entre os alunos. O motociclista foi vítima de um motorista alcoolizado que o atingiu durante uma ultrapassagem perigosa.

“Com a colisão, fiquei com fratura exposta no braço e na perna. Por causa disso, tive que amputar a minha perna. Durante a minha internação adquiri uma infecção que atingiu meu quadril e também tive que retirá-lo. Passei por tudo isso por causa de uma pessoa que achava que era natural beber álcool e pegar um carro. Ele mudou minha vida e meus projetos”, frisou.

A coordenadora da Educação da Operação Lei Seca, Kadilane Nascimento, disse que trazer depoimentos reais das vítimas do trânsito para as salas de aula é uma forma de construir condutores conscientes, a fim de reduzir o número de acidentes e mortes nas estradas.

“Nós buscamos alertar esses estudantes sobre a realidade vivida no dia a dia no trânsito. Por isso, nós contamos com educadores que foram vítimas da própria imprudência e outros que foram vítimas de terceiros. Queremos que eles não façam parte dessa estatística triste de acidentes. Também orientamos sobre a importância da tolerância no trânsito e que sejam multiplicadores na escola, em casa, com os amigos. Quem é que resiste a um pedido de um filho para colocar o cinto de segurança ou capacete?”, indagou.

“Nós estamos tendo a oportunidade de aprender um pouco mais sobre os riscos que o álcool pode causar no trânsito. O que aprendi aqui vou repassar para meus pais”, disse o estudante Pedro Ivo, do 8° Ano.

O Projeto Professor Amigo do Trânsito é uma parceria da Secretaria de Educação e o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, Detran - PE e a Polícia Militar.