Meio Ambiente |

Pela primeira vez no município do Paulista, tartaruga verde desova na orla do Janga

O litoral paulistense viveu um momento raro que foi acompanhado pela equipe da Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Paulista na tarde desta quarta-feira (04.03), na praia do Janga. Moradores e visitantes puderam acompanhar pela primeira vez e ficaram sensibilizados com o verdadeiro espetáculo ao céu aberto que a desova da espécie rara de tartaruga verde proporcionou.

De acordo com o Coordenador do Núcleo de Sustentabilidade Hebert Andrade, foram 47 dias de acompanhamento que antecederam o dia de hoje. Ao todo, nasceram 87 tartaruguinhas da espécie.

Mais uma vez continuamos o nosso trabalho de conservação de tartarugas marinha. Tivemos um sucesso de 87 tartarugas verdes, pois no nosso litoral tem uma ocorrência rara e estamos gratos também porque tivemos um público grande por ser uma quarta-feira. Esse trabalho que a prefeitura vem fazendo no projeto praia viva para que haja a sensibilização das pessoas em relação aos plásticos no mar, pois isso influencia muito na mortalidade das tartarugas. Então no período reprodutivo continuamos com esse trabalho para que as tartarugas que estão em reprodução tenham mais chances de sobrevivência”, concluiu.

A moradora Helena Sudario ficou sabendo da desova da espécie pelas redes sociais e foi conferir de perto o acontecimento. “Eu estava muito ansiosa e com uma expectativa muito grande em relação a esse momento, é muito emocionante, meu filho e eu adoramos”, disse.

Já a moradora Augusta Souza que estava acompanhada com seu filho Gabriel comentou a importância desse momento para eles. “ É a primeira vez que meu filho e eu presenciamos o nascimento das tartarugas. Foi muito emocionante, é muito gratificante participar de algo tão importante, que é natural, mas não é tão comum aqui na nossa área. É importante valorizar o nosso litoral e o meio ambiente como um todo”, ressaltou.

A Secretaria Executiva de Meio Ambiente orienta que caso algum morador ou banhista encontre um ninho de tartaruga na areia do nosso litoral é importante não mexer no local e entrar em contato a secretaria através do número: 34331311 ou com a Guarda Municipal pelo 153.