Executiva de Imprensa |

Confira alguns alimentos que são importantes para a saúde da mulher

Como muitas pessoas sabem, as mulheres têm necessidades específicas de saúde como ginecológicas, por exemplo. Nesse sentido, a alimentação é uma das mais importantes para a saúde feminina. Os hábitos alimentares contribuem com o bem-estar e a disposição necessários para as atividades do dia a dia. Uma dieta equilibrada pode contribuir com a saúde do corpo e da mente da mulher em todos os estágios da vida.

Na fase menstrual, é comum sentir-se inchada, dores de cabeça e nos seios, humor alterado, vontade de comer sem parar. Toda mulher sabe que esses são sintomas características da famosa tensão pré-menstrual. Mas, durante este período, o corpo precisa de um reforço como vitaminas do complexo B, fibras, ácidos graxos, vitamina E e minerais, que funcionam para evitar esses indesejados sintomas. Os alimentos necessários nessa fase são os que tem fontes de vitamina C, que são as frutas cítricas: laranja, morango, maçã, acerola e tangerina.

Existem muitas mulheres que não sabem disso, mais o inhame ameniza as cólicas menstruais e outros sintomas das TPM, ajuda as defesas do organismo além de evitar as temidas celulites.

Já na fase da menopausa é comum que surjam alguns efeitos desagradáveis, como ondas de calor, insônia, ansiedade, ganho de peso, alterações de humor, dores de cabeça e lapsos de memória. Os alimentos adequados para as mulheres entre 45 e 55 anos que chegaram nesta fase são:  gorduras boas, antioxidantes, proteínas, frutas, vegetais e fibras.

Para a saúde da pele e cabelos o consumo adequado de proteína e de vitaminas do complexo B são essenciais para a formação e manutenção da saúde das unhas e cabelos. Confira a ficha completa dos ativos campeões de audiência:

Colágeno: Atua na formação e na renovação das fibras de sustentação da pele. Redução da flacidez e prevenção de estrias.

Biotina: Essa vitamina auxilia na síntese da queratina, uma proteína. Mantém os cabelos e unhas mais bonitos e saudáveis.

Vitamina C: Neutraliza os efeitos nocivos dos radicais livres no organismo. Controle do envelhecimento precoce.

Ômega-3: Combate processos inflamatórios e estimula a produção de elastina. Melhora o aspecto e o grau da celulite.

Resveratrol: Antioxidante, defende as células, mantendo-as em bom estado. Controle do envelhecimento precoce.

Silício orgânico: Contribui, entre outras coisas, para a fabricação de queratina. Deixa os cabelos e unhas mais bonitos e saudáveis.

Betacaroteno: Colore os queratinócitos, células que compõem a epiderme. Reforço no bronzeado e combate a manchas.

Ácido hialurônico: Recruta e ajuda a preservar a água ingerida no tecido dérmico. Promove uma hidratação profunda e prolongada da pele.