Educação |

Alunos do Paulista participam do Viva Orla através de panfletagem educativa sobre preservação ambiental

Alunos da Escola Municipal João Fonseca, localizada em Pau Amarelo promoveram, na manhã desta sexta-feira (07.02), uma ação de conscientização sobre a preservação do Meio Ambiente e o descarte correto do lixo, na orla do Janga, em Paulista.

A iniciativa faz parte das ações do Projeto Viva Orla. Os alunos do 9° ano abordaram os banhistas e frequentadores da praia com panfletos que tratavam sobre as tartarugas marinhas que estão ameaçadas de extinção.

O comerciante Alcir Bispo que estava passando pelo local aprovou o engajamento dos jovens. “As pessoas precisam se conscientizar que não devem jogar lixo na praia. O espaço é público e é nosso. Temos mais que cuidar e zelar. Essa ação é muito útil para todos nós”.

Participando pela primeira de uma aula educativa na praia, a estudante Rebeca Cerqueira, 14 anos, falou sobre a importância de participar uma ação como essa. “Quanto mais gente ajudando a melhorar o Meio Ambiente a não poluir as praias com lixo porque isso prejudica a todos nós”.

“Tivemos a ideia de trazer os alunos para uma aula prática porque queremos formar multiplicadores. Nesse momento estamos expandindo da escola para fora da escola através desse trabalho de conscientização ambiental na orla e vamos continuar com a comunidade próxima à escola João Fonseca”, disse Ione de Souza, professora de Ciências da turma do 9° ano.

“Nós unimos as duas ações: uma de conscientização ambiental e outra de trânsito e trouxemos para orla para dar visibilidade às ações que desenvolvemos na Secretaria de Educação fazendo com que os alunos também participem e se sintam sujeitos da ação”, enfatizou Valdenize Honório, gerente de Articulação Comunitária da Educação.