Segurança e Mobilidade |

Paulista poderá ser o primeiro município do Nordeste a receber unidade da Associação de Proteção e Assistência de Condenado

O prefeito Junior Matuto conheceu a experiência de ressocialização de apenados que funciona em diversos municípios de Minas Gerais e ficou animado com a possiblidade de instalar uma unidade da APAC - Associações de Proteção e Assistência aos Condenados, no município do  Paulista. A experiência que foi considerada pela ONU, como exitosa na reintegração dos detentos, é um programa que proporciona a oportunidade do preso cumprir sua pena da qual foi julgado e condenado, fora do presídio, de forma educativa, produtiva e com maiores possibilidades de um recomeço fora da criminalidade.

Segundo Rafael Lavarini, que já coordenou uma dessas unidades, em Minas, o programa tem uma preocupação ampla e cuida do apenado de forma integral ao preso e a família da vítima, possibilitando uma ressocialização em média de 94% dos assistidos pelo projeto.

“A experiência é muito exitosa, pois atua de forma integrada, a começar pela estrutura da unidade que é uma edificação totalmente sustentável, construída com tijolos ecológicos e energia limpa. O presidiário acolhido receberá formação profissional, religiosa e tarefas que deverá desenvolver dentro de uma disciplina estabelecida pelo programa. Porém, nosso trabalho também se estende às famílias das vítimas”, adiantou Lavarini.

O prefeito Junior Matuto ficou entusiasmado em implantar este programa no município. Caso ocorra, Paulista será o primeiro do Nordeste a receber uma unidade deste projeto que já foi premiado pela ONU, como uma exitosa experiência de recuperação de presidiários.

“Estou entusiasmado com a possibilidade de trazer para Paulista este programa. Ele é bem completo. O investimento é insignificante diante dos benefícios que podem trazer àqueles pais de famílias que cometeram um deslize e querem zerar as pendências com a sociedade e recomeçarem suas vidas. Já me coloquei à disposição para viabilizar o que estiver ao nosso alcance para que este programa se instale aqui em nossa cidade, ”concluiu Junior.

O APAC funciona como uma alternativa de local para o condenado cumprir fora do presídio a pena que recebeu por um crime cometido. O apenado dentro da APAC segue uma rotina contendo cursos de formação profissional, atividades religiosas de sua escolha e um rígido programa disciplinar. Para um presidiário ingressar neste programa é preciso cumprir alguns critérios, como o de já ter sido julgado e condenado, ter familiares na comarca onde está instalada a unidade e manifestar por escrito a vontade de cumprir sua pena dentro do programa.

Uma audiência pública está marcada para que os responsáveis pelo programa apresentem os detalhes de funcionamento do APAC, aos interessados em acompanhar a audiência, ela acontecerá na Sexta-feira, 31/01, às 19h, na Rua Walfrido de Moraes, 289, Janga, na Seara de Deus.

A reunião de apresentação da APAC aconteceu no Gabinete do Prefeito, na manhã desta quinta-feira (09.01), e contou com a presença do secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista, Manoel Alencar, Mário Jorge e o chefe de gabinete, Francisco Padilha.